João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 24.11ºC
IBOVESPA 124171.15
Euro 5.585
Dólar 5.233
Peso 0.006
Yuan 0.7229
Brasileira vira barbie em linha que homenageia cientistas que atuam contra Covid
04/08/2021 / 21:10
Compartilhe:

Lembra quando a Barbie lançou a linha “Profissões” há mais de 50 anos? Desde então, a boneca já teve mais de 180 carreiras, incluindo médica, astronauta, policial, chef de cozinha, bailarina, piloto de avião e professora. Agora, em 2021, o brinquedo que sempre foi pioneiro – afinal, a Barbie “foi para o espaço” pela primeira vez em 1965, quatro anos antes do primeiro homem pisar na Lua – decidiu homenagear mulheres que fazem a diferença na luta contra o novo coronavírus. Entre as seis escolhidas, uma brasileira: a biomédica Jaqueline Góes de Jesus, responsável por sequenciar o genoma da Covid-19.

Aos 31 anos e natural de Salvador, Jaqueline é filha de uma enfermeira e de um engenheiro civil e atualmente é pesquisadora bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em nível de pós-doutorado, no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo — Universidade de São Paulo (IMT-USP). Trilhando uma trajetória de sucesso na biomedicina, a brasileira, antes de se debruçar sobre a pesquisa do novo coronavírus, participou da equipe que sequenciou o genoma do vírus da zika.

Além dela, outras cinco cientistas também foram homenageadas com uma versão da boneca: Sarah Gilbert, que liderou a criação da vacina de Oxford-AstraZeneca, Chika Stacy Oriuwa, psiquiatra canadense residente na Universidade de Toronto que lutou contra o racismo sistêmico na área da saúde, Kirby White, médica australiana que foi a pioneira na criação de uma bata cirúrgica que pode ser lavada e reutilizada por trabalhadores da linha de frente durante a pandemia, a enfermeira Amy O’Sullivan, que tratou do primeiro paciente com Covid-19 no Hospital Wycoff, em Nova York, e Audrey Cruz, médica da linha de frente em Las Vegas.

Segundo a fabricante Mattel, a escolha por homenagear estas profissionais representa um novo perfil de modelos para a marca que busca reconhecer os papéis sociais da mulher e incentivar jovens meninas.

Glamurama