Veja como tornar a rotina alimentar mais prática e fácil
De acordo com especialistas, a inserção de alimentos sólidos, como frutas e verduras cozidas, na vida de uma criança pode ser iniciada a partir dos seis meses de idade – antes disso, a alimentação deve ser exclusiva com leite materno.
Além de novos sabores e texturas, o bebê também vai começar a desenvolver uma certa autonomia, passando a ficar não mais no colo dos pais, mas sim na cadeira de alimentação, por exemplo.
Ela é apenas um dos dez itens que podem ser incluídos na alimentação do seu filho para tornar a sua rotina muito mais prática e fácil. Veja a seguir o que não pode faltar nessa nova fase da vida do bebê.
O babador é um item indispensável na hora de alimentar o seu filho, até porque as chances dele se sujar com a comida são bastante altas. Os modelos impermeáveis facilitam a limpeza do babador, fazendo com que ele dure por muito mais tempo.
Outra opção de babador é o modelo de silicone com coletor de migalhas. Além de ser impermeável, ele vem com uma espécie de coletor na parte de baixo, de maneira a colher qualquer resto de comida ou migalha que caia na hora de alimentar o neném.
Para quem é mãe ou pai de primeira viagem, esse modelo de colher é bem interessante porque ajuda a dosar a quantidade de comida que será oferecida à criança. Dessa forma, você evita excessos e até mesmo o desperdício.
Os copos antivazamento são excelentes, pois oferecem total segurança e proteção ao seu filho no momento em que ele está aprendendo a segurar os utensílios com as próprias mãozinhas. Há modelos de mamadeira e copos com bico que facilitam a sucção, especialmente quando a criança ainda é muito pequena.
A cadeira de refeição é um item muito importante na hora de iniciar a alimentação sólida da criança, até porque faz com que ela seja integrada à rotina de refeições da própria família. Escolha modelos que tenham cinto e trava de segurança, retentor entre pernas e pés antiderrapantes ou rodízios nos pés.
Além da cadeira clássica de refeição para bebês, há também modelos que podem ser encaixados à mesa. É uma alternativa interessante principalmente para quem costuma almoçar fora ou viajar com certa frequência.
De modo geral, os alimentos servidos nos primeiros meses de vida de um bebê devem ser amassados até que ele possa, enfim, comer alimentos mais inteiriços. A recomendação, porém, é de que esses alimentos sejam amassados e não processados, sendo o amassador de papinha um ótimo aliado nesse sentido.
Uma cena relativamente comum na vida de quem tem uma criança em desenvolvimento é a queda do prato. Para evitar essa situação e a sujeira decorrente dela, o prato com ventosa é excelente, já que consegue se manter preso à superfície em que ele é colocado.
Seu bebê é do tipo que demora para comer? Uma solução interessante é usar o prato térmico. Ele vem com um compartimento onde você pode colocar água quente, deixando a comidinha aquecida por mais tempo. Existem até mesmo modelos com ventosas para evitar o risco do prato virar.
Um item para facilitar a vida das mamães e papais de plantão é o esterilizador de micro-ondas. Em poucos minutos, geralmente de 2 a 6, você terá mamadeiras, chupetas e outros acessórios do bebê devidamente esterilizados, sem precisar gastar tanto tempo fervendo água.