João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 29.19ºC
IBOVESPA 124196.61
Euro 5.5963
Dólar 5.2508
Peso 0.006
Yuan 0.7252
Animais marinhos são “cozidos vivos” em praia do Canadá devido a fortes ondas de calor
15/07/2021 / 12:55
Compartilhe:

Cientistas estimam que cerca de 1 bilhão de animais marinhos tenham morrido por conta das intensas ondas de calor que atingem a região oeste do Canadá desde o fim de junho. Na área urbana, o país chegou a registrar temperaturas recorde acima dos 40 graus. Em rochas e na areia da praia, foram verificados picos de até 50 graus.

Os pesquisadores da Universidade de British Columbia acreditam que os mexilhões, mariscos e outros moluscos tenham sido literalmente “cozidos vivos”. Em visita a uma praia da região de Vancouver, na Colúmbia Britânica, o professor de zoologia na Universidade de British Columbia, Christopher Harley, afirma ter sentido “de longe” o cheiro desagradável dos animais mortos: “é uma catástrofe”, disse em entrevista à CNN norte-americana.

De acordo com o especialista, os moluscos conseguem enfrentar altas temperaturas devido a um mecanismo que lhes permite guardar água das marés dentro da própria concha. No entanto, além do forte calor, a costa oeste do Canadá passou por uma baixa nas marés, o que proporcionou uma combinação letal para a fauna marinha da região.

No domingo (11), uma nova onda de calor atingiu o oeste do Canadá e dos Estados Unidos, resultando em estradas fechadas, tráfego ferroviário limitado e famílias deixando suas casas.

Devido aos incêndios florestais que se alastraram com mais de 50 focos, o governo canadense editou novas medidas emergenciais para conter o fogo. A região de cadeia das Montanhas Rochosas é uma das mais afetadas pelo aumento no termômetro, que também atingiu boa parte da costa do Pacífico e localidades no interior.