João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 23.57ºC
IBOVESPA 125124.3
Euro 5.5359
Dólar 5.2027
Peso 0.006
Yuan 0.7184
ASSISTÊNCIA: Centro de Regulação Hospitalar já agilizou mais de 20 mil internações para pacientes com Covid-19
30/12/2021 / 16:26
Compartilhe:

Criado em março de 2020, o Centro Estadual de Regulação Hospitalar para Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), já agilizou a internação para mais de 20 mil pessoas. O setor tem o objetivo de facilitar e organizar o acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e prover os recursos necessários para a assistência.

O processo de Regulação se inicia a partir da solicitação do estabelecimento de saúde onde o paciente se encontra e a necessidade de transferir essa pessoa, que está com suspeita ou confirmação de Covid-19, aos hospitais de referência que constam no Plano Estadual de Contingenciamento.

A implantação de um centro regulador como estratégia de gestão em Saúde Pública tem como objetivo principal unir as ações voltadas para a regulação do acesso na área hospitalar propiciando o ajuste da oferta disponível às necessidades imediatas da população.

A gerente executiva de Regulação e Avaliação da Assistência da SES, Carolina Lucena, informou que a equipe é formada por médicos, enfermeiros e videofonistas que trabalham em um serviço de 24 horas, analisando cada caso específico e classificando o risco através de informações sobre as condições clínicas, exames complementares e diagnóstico médico.

Quanto à demanda de internação hospitalar, no ano de 2020, no início da pandemia, os meses de maio e junho foram os de maior movimentação, com uma média de 45 e 35 internações/dia, respectivamente. Esse cenário mudou em 2021. Em janeiro, o centro regulava, em média, 24 pacientes, por dia. Em fevereiro, esse número subiu para 31 e, em março, a média subiu mais ainda para 68 pacientes regulados, ao dia. Atualmente, são cerca de 12 internações diárias.

O Centro de Regulação para Covid-19 funciona em contato direto com os municípios, para habilitar a internação de pacientes com síndrome gripal, com necessidade de tratamento em rede especializada.

As unidades que, em algum momento, foram referências, são federais, estaduais e municipais, que ficam em vários municípios das três macrorregiões do estado.