João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 30.9ºC
Patos 35.36ºC
IBOVESPA 123777.19
Euro 5.6027
Dólar 5.2644
Peso 0.0061
Yuan 0.7273
Bolsonaro exonera Bento Albuquerque do Ministério de Minas e Energia; Adolfo Sachsida assume pasta
11/05/2022 / 08:39
Compartilhe:

O presidente Jair Bolsonaro (PL) exonerou, a pedido, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque do cargo de ministro de Minas e Energia do governo federal. Com a troca, quem assume a titularidade da pasta é Adolfo Sachsida. As mudanças foram publicadas na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial da União.

A exoneração ocorre após recentes críticas do presidente à política de preços da Petrobras, estatal ligada ao Ministério das Minas e Energia, e um dia depois do aumento do preço do diesel.

Ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque – Foto: Hugo Barreto

Adolfo Sachsida, substituto de Bento Albuquerque, ocupava a posição de chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia. Antes, foi secretário de Política Econômica (SPE), sendo responsável pelas projeções macroeconômicas do governo, como a de inflação e PIB, mas deixou o cargo no último mês de fevereiro.

Sachsida é economista, doutor pela Universidade de Brasília e tem pós-doutorado pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos. Ele está com Jair Bolsonaro desde a campanha eleitoral de 2018 e, pelas redes sociais, agradeceu à confiança do presidente em colocá-lo no cargo.