João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 31.12ºC
IBOVESPA 124480.54
Euro 5.5362
Dólar 5.1626
Peso 0.0059
Yuan 0.7131
Bolsonaro nomeia economista Daniella Marques nova presidente da Caixa
30/06/2022 / 06:35
Compartilhe:

O presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou a secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques Consentino, como nova presidente da Caixa Econômica Federal.

A economista está no governo desde janeiro de 2019 e foi assessora especial do ministro Paulo Guedes até o início do ano. Tida como braço direito de Guedes, Consentino é  formada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e tem MBA em Finanças pelo IBMEC/RJ. Atuou por 20 anos no mercado financeiro, na área de gestão independente de fundos de investimentos. Também foi sócia-fundadora e diretora de fundos de investimento antes de ingressar no governo.

O então presidente da Caixa, Pedro Guimarães oficializou pedido de demissão na tarde desta quarta-feira (29) durante reunião com Bolsonaro. A exoneração vem após a revelação de uma série de denúncias de assédio sexual contra Guimarães, feitas por funcionárias da Caixa Econômica. Guimarães nega.

Nas declarações, trazidas inicialmente pelo site Metrópoles, a funcionárias relatam convites inapropriados e toques físicos em partes íntimas, conversas com teor sexual, abraços forçados e situações de constrangimento envolvendo a postura de Guimarães, como por exemplo, recebê-las com trajes inadequados durante agendas em hotéis. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF).