22.1 C
João Pessoa
18.9 C
Campina Grande
11.5 C
Brasília

Curtas paraibanos “Rasga Mortalha” e “Joana” têm exibição gratuita nesta sexta; veja como assistir

Os filmes serão exibidos no canal do Projeto Café Cultura, a partir das 19h e em seguida, haverá um debate com a realizadora, parte do elenco e críticos de cinema

Nesta sexta-feira (18), o Cineclube Silvio Tendler, através do Projeto Café Cultura de Santa Luzia, exibirá virtualmente, a partir das 19h, os curtas paraibanos “Rasga Mortalha” e “Joana”, ambos dirigidos por Pattrícia de Aquino.

Após a exibição no canal do projeto no YouTube, haverá um debate com a realizadora, Zezita Matos, João de Lima e Clara Lira, com mediação de Carmélio Reynaldo.

Leia Também

RASGA MORTALHA

Inspirado no imaginário das comunidades do interior do país, especialmente, das regiões norte e nordeste, o filme “Rasga Mortalha” resgata a lenda em torno de uma coruja branca agourenta.

De acordo com a crendice, quando a ave passa por cima de uma casa e solta um ruído semelhante a um “pano sendo rasgado”, alguma morte está prestes a acontecer por perto. Como se o ruído da asa avisasse aos vivos sobre o rasgar da mortalha de algum doente da família ou da vizinhança.

“O filme é importante para mostrar as histórias do interior do Brasil e eternizá-las nas telas, resgatar lendas muitas vezes esquecidas e revelar essa riqueza histórica também para um público que não conhece estas lendas”, salienta Pattrícia.

É a primeira vez que o município de São Domingos do Cariri é cenário de um filme. Veja um trecho do filme:

JOANA

Ficção com forte influência da realidade contemporânea, o curta “Joana” tem a violência contra a mulher como narrativa principal.

O filme também foi gravado em São Domingos do Cariri e conforme destaca a diretora, aborda uma temática forte e delicada presente na região. É preciso falar de violência contra a mulher sempre que pudermos, e uma das formas de abordar o assunto é através do cinema”, destaca Pattrícia.

A personagem Joana é uma jovem veterinária que vive um relacionamento abusivo.

A produção reúne nomes importantes como Zezita Matos, César Ferrario, Eliana Figueiredo, Laila Santos e Ana Júlia Barbosa. A fotografia é assinada por João Carlos Beltrão e o filme, em sua reta final, recebeu auxílio financeiro da Lei Aldir Blanc.

A DIRETORA

Atriz, diretora, roteirista e graduanda em Teatro na Universidade Federal da Paraíba, Pattrícia de Aquino atuou em mais de dez espetáculos como atriz. Dirigiu doze peças de teatro. Na TV, participou da minissérie Amazônia de Galvez a Chico Mendes, exibida na Rede Globo.

Foi indicada ao prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema Comunicurtas (2013), em Campina Grande, na Paraíba. Participou do Júri no Festival Cine Açude Grande de Cajazeiras, no estado paraibano, em 2018. Produziu três espetáculos e é professora de teatro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

DO SERTÃO AO LITORAL: A agenda de shows do São João 2022 nos municípios da Paraíba

Depois de dois anos sem os grandes eventos públicos de São João, a Paraíba se prepara para dançar muito...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão pelo YouTube da edição desta...

São João de Campina Grande: veja as atrações que se apresentam hoje no Parque do Povo

Felipe Araújo, Ton Oliveira, Fabrício Rodrigues e Diego Santana, estarão no palco principal do Parque do Povo na noite deste sábado em Campina Grande....

SALÁRIO: Prefeitura de João Pessoa antecipa pagamento de junho e anuncia aumento de 10 %

O prefeito Cícero Lucena anunciou, nesta segunda-feira (20), o reajuste linear de 10% para todos os servidores do Município de João Pessoa (exceto àquelas...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#