22.1 C
João Pessoa

Destaque Mundial: Daniella Ribeiro parabeniza Campina Grande pelo título de Cidade Criativa da Unesco

Campina entra na categoria Artes Midiáticas, sendo a primeira do Brasil a integrar a lista

Daniella Ribeiro, senadora pelo Progressistas, comemora a inclusão de Campina Grande como a primeira cidade brasileira a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 8, pela diretoria-geral da organização mundial, em Paris, que elenca as cidades que se destacam em cultura e criatividade em todo o mundo.

Do Brasil, apenas Campina Grande e Recife entraram para a lista. São cinco novas cidades integrando a categoria Artes Midiáticas, sendo Campina a única do Brasil e das Américas. As outras são Hamar (Noruega), Modena (Itália), Namur (Bélgica) e Tbilisi (Georgia). Recife integra a lista na categoria Música, ao lado de Salvador, que já possui o título.

Leia Também

A senadora destacou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da secretária Rosália Lucas, que inscreveu Campina Grande na seleção e acompanhou de perto todo o processo com o objetivo de concretizar esse grande passo para a cidade receber o selo de Cidade Criativa da Unesco.

Rosália, por sua vez, contou que a Prefeitura de Campina Grande contou com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Educação, Cultura e Ciência e Tecnologia, além da parceria com o Sebrae, Fiep, Unifacisa, Associação Comercial, CDL, Fecomércio, UEPB, UFCG, e Fundação Parque Tecnológico. A criação do dossiê contou com a consultoria do mestre em desenvolvimento urbano, Eduardo Barroso Neto, responsável pela elaboração de dossiês das candidaturas exitosas das cidades de Florianópolis, em 2014 (Gastronomia); João Pessoa, em 2017 (Artesanato); e Fortaleza, em 2019 (Design) e pela consultora Mariane Góes, responsável pelo programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco.

“Iniciar a semana com essa notícia é algo que nos enche de orgulho e emoção pelo reconhecimento. Campina Grande tem potencial para compor a lista de cidades criativas na categoria Artes Midiáticas por todo o trabalho que é desenvolvido. Para nós, paraibanos, e, sobretudo, para os filhos de Campina Grande, esse selo da Unesco é muito significativo por toda a história da nossa cidade”, afirmou Daniella.

Ao lado de cidades-membro da categoria, como Cali, na Colômbia, e Braga, em Portugal, Campina Grande passa a desenvolver políticas e soluções inovadoras que buscam colocar as pessoas e a sustentabilidade como centro desse processo de desenvolvimento.

A Rede de Cidades Criativas conta com 295 cidades em 90 países. São cidades que, assim como Campina Grande, investem em cultura e criatividade – artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes da mídia e música. O Brasil já tem dez cidades-membro da Rede de Criatividade da Unesco, que são as seguintes: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), no cinema.

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Pesquisa OPUS: João Azevedo cai e Pedro encosta. Nilvan e Veneziano empatam

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo Portal da Capital, traz os primeiros números do atual cenário da corrida eleitoral...

Resultado de pesquisa para governador da Paraíba já tem data para ser divulgada; veja

A corrida eleitoral para governador e senador na Paraíba vai ter a primeira pesquisa contratada pelas TVs Paraíba e Cabo Branco, que compõem a...

ENQUETE F5: Ricardo Coutinho lidera preferência na disputa ao Senado pela Paraíba

Enquete realizada pelo portal F5 Online sobre intenção de voto para os candidatos ao Senado na Paraíba mostra o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) na...

Instituto Opus: Ricardo Coutinho lidera primeira pesquisa para o senado na Paraíba; Efraim cresce

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo @portaldacapital, traz os primeiros números da Paraíba sobre a disputa ao Senado Federal. O levantamento realizou mil entrevistas...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#