João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 23.32ºC
IBOVESPA 124740.69
Euro 5.4605
Dólar 5.1471
Peso 0.0059
Yuan 0.7103
Dias Toffoli nega pedido da Cagepa contra concessão de água em Santa Rita
23/06/2022 / 08:47
Compartilhe:

O ministro do Superior Tribunal Federal Dias Toffoli negou liminar impetrada pelo Estado da Paraíba contra a decisão do município de Santa Rita, que revogou contrato de concessão celebrado com a Cagepa, em decreto municipal, decidindo também por privatizar o sistema de fornecimento de água, argumentando buscar melhorias nos serviços.

Nas alegações apresentadas, a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba destaca salvaguardar os interesses públicos ameaçados pela conduta do executivo municipal e prevenir prejuízos à população local e aos entes públicos interessados.
No entanto, o ministro Dias Toffoli, considerou que o uso de meios processuais manifestamente inadmissíveis gera efeitos danosos à prestação jurisdicional, “a parte reclamante fica advertida, na hipótese de recurso, da possibilidade de aplicação pelo próprio fato, multa processual.”.

Dessa forma, ficou mantido o decreto que garante ao Consórcio Águas do Nordeste (ANE) a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgoto no município de Santa Rita e região metropolitana.

No último mês de maio, a Cagepa já tinha sofrido uma derrota, quando o ministro Luiz Fux, manteve a decisão monocrática e rejeitou o Pedido de Efeito Suspensivo impetrado pela Cagepa contra a revogação do contrato com a prefeitura de Santa Rita.