Com a inflação acima de 10% no acumulado em 12 meses, muitos dos preços neste mês de Black Friday estão bem mais caros na comparação com o ano passado – mas é possível encontrar também produtos com valores abaixo do que custavam em 2020. É o que mostra levantamento feito pela plataforma Buscapé, com base nos produtos mais buscados pelos consumidores.
De acordo com o levantamento, itens como Smart TV e pneu de carro estão até 30% mais caros na comparação com o preço mínimo encontrado em novembro de 2020. Por outro lado, produtos como fone de ouvido, cadeira games e celular são encontrados até 48% mais baratos do que custavam na última Black Friday.
O levantamento considera os itens mais buscados pelos internautas no comércio eletrônico nas principais categorias, incluindo celular, TV, informática, eletrodomésticos, brinquedos, acessórios automotivos, games e tênis.
Da lista de 120 produtos mais buscados em 12 categorias na primeira semana e novembro, 36 estão mais caros neste ano; 33 estão mais baratos; e 6 continuam na mesma faixa de preço. Os outros 45 não têm comparativo porque não figuravam entre os mais buscados em 2020 ou sequer tinham sido lançados.
Categorias como celulares e smartphones, notebooks e TV costumam apresentar uma tendência de buscas por produtos mais novos. “De forma geral, quando houve lançamento de novos modelos de algum produto em 2021, os produtos das linhas anteriores tendem a ficar mais baratos nesta Black Friday”, explica o Buscapé.
Cautela nas compras
A avaliação do setor, porém, é que o consumidor está mais cauteloso na hora de comprar por conta da inflação nas alturas e a queda da renda.
O resultado das vendas do varejo nos últimos meses decepcionaram, levando o setor a fechar o 3º trimestre no vermelho, com a redução do poder de compra do consumidor se refletindo na menor demanda por bens duráveis como móveis e equipamentos de escritório e informática. “Diante de um cenário macroeconômico complexo, marcado por inflação alta e estoques baixos, os grandes varejistas estão elaborando estratégias de preço que incluem um arsenal de recursos como cupons, cashback, frete grátis e até mesmo o livecommerce (venda através de transmissões ao vivo)”, destaca a Buscapé.
Ranking das categorias mais buscadas
Informações: G1