João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 32.68ºC
IBOVESPA 125035.63
Euro 5.5117
Dólar 5.1564
Peso 0.0059
Yuan 0.7116
João Doria desiste de pré-candidatura à Presidência pelo PSDB: “Coração ferido”
23/05/2022 / 12:57
Compartilhe:

O ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou no início da tarde desta segunda-feira (23) que está desistindo de sua pré-candidatura à Presidência da República para as eleições deste ano. O anúncio foi realizado durante pronunciamento direto da Zona Sul de São Paulo.

“Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve”, afirmou o tucano. Apesar de ter saído vencedor das prévias internas do partido em 2021, ele enfrentava a oposição de boa parte dos dirigentes do partido e siglas da terceira via.

Na última semana, Doria havia dito que não se retiraria da corrida presidencial e que estaria disposto a judicializar a questão, caso fosse abandonado pela sigla. Na tarde deste domingo (22), entretanto, ele se encontrou com líderes de partidos aliados em São Paulo e com governador do estado, Rodrigo Garcia, ocasião em que os comunicou da decisão. Segundo o relato de Doria, ele deve se dedicar a um projeto empresarial.

“Serenamente, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB, aceito essa realidade com a cabeça erguida”, acrescentou o ex-governador. “O PSDB saberá tomar a melhor decisão para as eleições deste ano”.

Agora, duas vertentes se mantém no PSDB. Um lado defendo a aliança com o MDB para que a senadora Simone Tebet seja anunciada como candidata à Presidência. Um outro núcleo defende uma candidatura própria, com Eduardo Leite ou o senador Tasso Jereissati, do Ceará.