João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 28.35ºC
IBOVESPA 127690.62
Euro 5.3838
Dólar 4.9921
Peso 0.0058
Yuan 0.6906
Mais contagiosa, ômicron causa caos e países europeus retomam restrições
24/12/2021 / 19:36
Compartilhe:
Um mês depois de ter sido detectada na África do Sul, a ômicron começa a ter um perfil mais definido, na avaliação de cientistas que acompanham a evolução da covid-19. Especialistas concordam que a mais nova variante do Sars-CoV-2, embora muito mais contagiosa, é muito menos virulenta do que, por exemplo, a delta, embora não se saiba até que ponto ela poderá influenciar a pandemia. Ontem, uma análise divulgada pela agência britânica de segurança sanitária corroborou o entendimento de menor gravidade.
O trabalho, alinhado com dois estudos britânicos publicados na véspera, sustenta que uma pessoa com ômicron tem “entre 50% e 70% menos de probabilidades de ser internado em um hospital” do que um paciente infectado pela variante delta. No entanto, a agência britânica é muito cautelosa quanto ao baixo número de casos de pacientes hospitalizados com essa nova variante.
A análise é publicada em um momento em que os casos da covid-19 batem sucessivos recordes no Reino Unido, com mais de 120 mil notificações diárias entre quarta-feira e ontem. O aumento em sete dias é de 50%, e o número de internações começa a aumentar, sobretudo em Londres.
A Escócia anunciou o fechamento de boates por tempo indeterminado. A Irlanda do Norte e o País de Gales também apertaram as restrições às vésperas do Natal. Na Inglaterra, o governo do primeiro-ministro Boris Johnson está adiando a decisão o máximo possível, com base justamente nos dois estudos que mostram um menor risco de hospitalização pela ômicron.