23.1 C
João Pessoa

Medicamentos vencidos trazem risco à saúde e ao meio ambiente

Saiba como descartar os medicamentos de forma segura

Assim como os medicamentos podem representar um risco para a saúde quando não são consumidos da forma indicada pelo médico, podem causar danos ao meio ambiente se descartados de maneira incorreta.

Para o descarte adequado dos medicamentos, o consumidor conta com a opção da logística específica, onde farmácias aceitam medicamentos vencidos para encaminhá-los ao seu destino final sem risco de contaminação.

Leia Também

Riscos do descarte incorreto

Medicamentos descartados na pia, no vaso sanitário e no lixo comum podem levar à contaminação do solo e da água de lençóis freáticos, com impactos negativos para a flora e a fauna da região.

Mesmo em quantidades muito baixas, as substâncias presentes nos medicamentos podem afetar o organismo de animais. Além disso, a água de lençóis freáticos contaminados pode chegar às residências por meio da distribuição da rede pública de saneamento.

“No caso dos antibióticos, o descarte inadequado é ainda mais preocupante, pois quando expostos ao meio ambiente esses medicamentos podem tornar bactérias resistentes à substância em questão. Por isso é de extrema importância que os produtos vencidos sejam encaminhados à farmácia, onde podem ser descartados de forma segura”, diz Ana Emilia Batista, farmacêutica da rede Extrafarma.

DÊ SUA OPINIÃO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Pesquisa OPUS: João Azevedo cai e Pedro encosta. Nilvan e Veneziano empatam

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo Portal da Capital, traz os primeiros números do atual cenário da corrida eleitoral...

Instituto Opus: Ricardo Coutinho lidera primeira pesquisa para o senado na Paraíba; Efraim cresce

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo @portaldacapital, traz os primeiros números da Paraíba sobre a disputa ao Senado Federal. O levantamento realizou mil entrevistas...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Debate na Paraíba: Pedro Cunha Lima é o nome mais buscado na web durante o primeiro debate entre candidatos ao Governo

O primeiro debate para o Governo da Paraíba das Eleições 2022, realizado na noite deste domingo (7), trouxe à tona a forte disputa dos...

BAND ELEIÇÕES: F5 Online transmite ao vivo primeiro debate entre os candidatos a governador da Paraíba

Faltando menos de dois meses para as eleições 2022, os candidatos ao governo da Paraíba já devem estar preparados para defender as propostas de...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#