João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 28.36ºC
IBOVESPA 128106.1
Euro 5.3598
Dólar 5.0153
Peso 0.0058
Yuan 0.6946
Quaest revela nível de popularidade dos pré-candidatos à Presidência nas redes sociais
15/06/2022 / 09:50
Compartilhe:

Calculado diariamente pela empresa de consultoria e pesquisa Quaest, o Índice de Popularidade Digital (IPD) mostra que, dentre os pré-candidatos à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL) é o que teve melhor desempenho em redes sociais no último mês, no período analisado entre 18 de maio a 12 de junho.

O resultado é calculado por meio de algoritmos de inteligência artificial que processam variáveis do Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

Entre os pontos monitorados, estão presença digital (perfis ativos), número de seguidores, comentários e curtidas por postagem, compartilhamentos, proporção de reações positivas e negativas e interesse (volume de buscas).

Apesar de Bolsonaro ter liderado o ranking na maior parte do mês, especialmente após encontro com Joe Biden na Cúpula das Américas, em Los Angeles, Lula registrou índices próximos e ultrapassou o atual chefe do Executivo em alguns momentos.

Segundo o cientista político e estatístico Felipe Nunes, diretor da Quaest e responsável pelo IPD, a piora do petista se dá após o diagnóstico positivo para Covid-19, com consequente cancelamento de agendas. A confirmação da doença gerou ainda uma série de comentários e especulações na internet sobre a idade e a saúde do ex-presidente, que tem 76 anos.

Já o pré-candidato Ciro Gomes (PDT) seguiu na esteira de crescimento da popularidade, junto com Bolsonaro.

No último domingo (12), data mais recente da análise, Bolsonaro tinha 33 pontos, contra 29,4 de Lula. Ciro aparecia em terceiro, com 23,2, e se destacava por ser a opção da terceira via que mais apresentou crescimento na segunda semana de junho. A subida pode ter sido impulsionada por uma série de viagens do pedetista ao Rio Grande do Sul, onde deu entrevistas e se encontrou com empresários e pré-candidatos locais.

Em seguida vêm André Janones (do Avante, com 16,5 pontos), Luciano Bivar (União Brasil, com 10,9), Pablo Marçal (Pros, com 9,1) e Simone Tebet (MDB) com índice de 7,2.

F5 Online com informações da Folha de S. Paulo