Saiba como o crime organizado pode afetar digitalmente o seu negócio

Em um mundo tão dependente de hiper conexão é preciso entender as motivações dos atores e conhecer suas táticas, técnicas e procedimentos usados para mitigar adequadamente as ameaças atuais e futuras.

Em um mundo pós-pandemia repleto de ataques digitais, o acesso a informações precisas e verificadas é como encontrar uma agulha em um palheiro. Mas a inteligência é um recurso crítico na luta para se manter atualizado sobre agentes de ameaças.

Em um mundo tão dependente de hiper conexão é preciso entender as motivações dos atores e conhecer suas táticas, técnicas e procedimentos usados para mitigar adequadamente as ameaças atuais e futuras.

Leia Também

O primeiro passo é entender o cenário de ameaças e, mais explicitamente, entender o por que a organização pode estar em risco. De um modo geral, os criminosos organizados e os atores de ameaças avançadas utilizam uma vasta gama de táticas e técnicas para fins de criminalidade comercial ou financeira. Normalmente, seu principal objetivo é roubar informações corporativas confidenciais, como segredos comerciais, registros de funcionários, resultados de testes, etc.

O impacto deste roubo também impede os direitos fundamentais dos cidadãos, a economia mundial e o emprego. Por exemplo, o Centro Europeu para a Economia Política Internacional estimou uma perda de €55 bilhões de euros e 289.000 postos de trabalho estiveram em risco devido à ciberespionagem, só na União Europeia.

Técnicas comuns utilizadas por hackers

A raspagem de dados ou a coleta de dados da web é uma técnica utilizada por atores de ameaças para extrair dados de sites visados. Embora a raspagem possa ser feita manualmente por um usuário humano, o termo normalmente se refere a um processo automatizado que é implementado por meio de bots ou rastreadores da web.

Um caso interessante para análise é da Compulife Software Inc., uma empresa que fornece serviços para calcular, organizar e comparar cotações de seguros de vida. A NAAIP, uma concorrente da Compulife, contratou intencionalmente um hacker para coletar informações proprietárias dos portais públicos da Compulife usando bots raspadores que foram direcionados para seu banco de dados. Os rastreadores da web extraíram todas as cotações de seguro relacionadas a dois códigos postais nos EUA. Então, a NAAIP utilizou os dados roubados para gerar cotações em seu próprio site concorrente, que em troca nivelou as condições de concorrência.

Outra técnica utilizada por agentes de ameaças para roubar dados organizacionais inclui o spear phishing. O Spear phishing é uma tentativa direcionada de roubar informações confidenciais, como credenciais de conta ou informações financeiras de uma vítima específica, muitas vezes por motivos maliciosos.

É também a forma mais bem sucedida de adquirir informações confidenciais na internet e uma tática que o Redcurl, um grupo de ameaça persistente, utiliza. Seu objetivo principal é a espionagem corporativa mundial. Em menos de três anos, eles conseguiram roubar dados de dezenas de empresas, pequenas e grandes, privadas e públicas.

Tipos de organizações que os hackers visam

Os atores de ameaças no mundo digital moderno estão se tornando altamente organizados. Embora seu alvo possa incluir qualquer organização, muitas vezes eles preferem vítimas que têm uma grande base de usuários dependente ou informações confidenciais.

Os atores de ameaças não respeitam quantos anos de trabalho árduo foi dedicado ao crescimento da empresa ou a causa por trás da organização sem fins lucrativos que eles forçaram a desconexão. No final das contas, todos são alvos, desde que tenham dinheiro, uma grande base de usuários e/ou informações que possam ser vendidas.

Como evitar

Para hackers, o crime compensa à medida que mais pessoas e dispositivos se conectam todos os dias, devido à transformação digital. As maneiras de os cibercriminosos lucrarem continuam a crescer. Mas é possível impedir que esses agentes de ameaças paralisem completamente operações com a proteção contra DDoS projetada para proteger a infraestrutura de rede, seja em uma nuvem privada ou pública ou em um data center on-premises.

Ao comprar de um fornecedor de segurança, garanta a disponibilidade e a inteligência do serviço em primeiro lugar. O tempo de inatividade leva à perda de receita, danos à reputação (difíceis e lentos de reconstruir) e clientes irritados (que não voltarão comprar de você), nenhum dos quais você pode se dar ao luxo de perder em longo prazo.

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

WILLOW e Avril Lavigne celebram o pop punk dos anos 2000 no clipe de ‘G R O W’

Com 2 minutos e 9 segundos de duração, o vídeo traz as artistas celebrando o direito a confusão e ao amadurecimento, enquanto viram gigantes e dominam as ruas de um bairro. "Estou tão animada por ter uma música no álbum com Avril Lavigne. Ela é tão icônica. Dos 13 aos 16, ela era meu ídolo. É muito bom poder ter um verdadeiro álbum Pop Punk com a rainha do Pop Punk", disse a artista em entrevista de divulgação. A estética e sonoridade pop punk e rock expressos por WILLOW em 'Lately I Feel EVERYTHING' canalizam os heróis que a jovem ouvia na adolescência, como Lavigne, My Chemical Romance e Paramore. O disco evidencia a versatilidade e rebeldia da "filha de Will Smith", que já dominou as paradas pop mainstream no início da carreira e passeia com fluidez do new age ao punk e R&B.

Hospital Napoleão Laureano fornecerá 1000 mamografias à população durante o Outubro Rosa

O diagnóstico precoce é um importante caminho para prevenir e salvar vidas e o Hospital Laureano, o maior centro de tratamento oncológico da Paraíba, tem uma atenção ainda mais reforçada durante a campanha do Outubro Rosa. 

IFPB oferece mais de 3,7 mil vagas em cursos técnicos para 2022

São mais de 3,7 mil vagas em cursos profissionalizantes integrados e subsequentes (quem já concluiu o ensino médio) gratuitos e sem prova de seleção distribuídas em 21 campi do estado. A grande novidade desta edição é a escolha pelo candidato da 2ª opção de curso na ordem de sua preferência, desde que ofertado pelo mesmo campus. As inscrições estarão abertas a partir do dia 25 de outubro e se encerram em 30 de novembro de 2021. Tanto para os candidatos de Cursos Técnicos Integrados quanto para os de Subsequentes há a opção da segunda escolha. É preciso ficar atento na hora de selecionar se o curso pertence ao mesmo campus e difere da primeira opção, neste caso, o candidato pode até escolher o mesmo curso, desde que em turno distinto. Os campi ofertantes são: Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Mangabeira, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita, Soledade e Sousa.

Globo perde exclusividade de direitos digitais da Copa do Mundo de 2022

Após ir à Justiça contra a Fifa para reduzir o valor das parcelas de seu acordo de TV pela Copa do Mundo, a Globo renunciou à exclusividade nos direitos de transmissão pela internet do torneio no Qatar, que será realizado de 21 de novembro a 18 de dezembro do ano que vem. Com isso, a entidade que controla o futebol mundial tem oferecido pacotes de jogos da competição por streaming diretamente às plataformas digitais no Brasil. Youtube, Facebook e TikTok, por exemplo, já foram procurados e estudam a viabilidade do negócio. A emissora carioca continuará exibindo as partidas do Mundial na televisão aberta e no seu canal esportivo por assinatura, o Sportv. No entanto, não terá exclusividade nas plataformas digitais, seja no Globoplay (streaming) -o app tem sido uma grande aposta do grupo- ou em seus portais na internet, que transmitiram jogos ao vivo das Copas de 2010, 2014 e 2018. É a primeira vez que a Fifa assume a negociação dos direitos da Copa do Mundo com redes sociais, e o Brasil tem sido uma oportunidade para a entidade experimentar o modelo.

Celeiro Espaço Criativo terá o nome do cantor Gabriel Diniz e inaugura memorial em homenagem ao artista

A cerimônia contará ainda com a abertura de uma exposição fotográfica que relembra a trajetória do cantor, que faleceu em maio de 2019. Intitulada "A Intensidade do ser: Gabriel Diniz", a mostra trará, além de imagens, objetos pessoais do cantor, para relembrar ao público traços da vida pessoal e profissional do artista. O evento está marcado para acontecer a partir das 17h, no Celeiro Espaço Criativo, situado à Rua João Cirilo da Silva, 850, no Altiplano. A exposição acontece paralelamente à inauguração de um memorial em homenagem ao cantor, que faleceu no dia 27 de maio de 2019, vítima de um acidente aéreo na região de manguezal de Porto do Mato, próximo à divisa entre Sergipe e Bahia. O evento ainda vai contar apresentações musicais do cantor Luca Bass, Banda Big Band e ainda uma apresentação especial de Brenda Victória da Silva Beltrão, 14 anos, aluna da Escola Municipal Cícero Leite.
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#