João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 24.36ºC
IBOVESPA 127690.62
Euro 5.3839
Dólar 4.9921
Peso 0.0058
Yuan 0.6906
Secretaria de Saúde recebe apoio da Energisa para o enfretamento da COVID-19
13/07/2021 / 08:48
Compartilhe:

A Energisa Paraíba elaborou um plano de contingência para apoiar a Secretaria Estadual de Saúde e os polos regionais no enfretamento da COVID-19, especialmente em relação à vacinação. O plano inclui manutenção preventiva da rede de fornecimento de energia que atende aos locais de conservação dos imunizantes e mapeamento de geradores.

A distribuidora realizou, preventivamente, inspeções e melhorias na rede de fornecimento de energia, para garantir mais confiabilidade e respostas rápidas em situações pontuais. Equipes de inspeção, de vistoria e ligação, de construção e de linha viva (rede energizada) foram mobilizadas para realizar os serviços.

Este plano de contingência ainda incluiu um diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde e os polos regionais, que foram orientados a realizar uma avaliação nas estruturas internas dos locais que estão sendo utilizados para o armazenamento de vacinas. A distribuidora também solicitou aos órgãos públicos um mapeamento das unidades que dispõem de gerador. Elas receberam instruções de como realizar a manutenção desses equipamentos para que eles atendam de forma adequada nos casos necessários.

Além do apoio à rede elétrica das instituições responsáveis pelo armazenamento das vacinas, a Energisa permanecerá com as ações já planejadas de prevenção e manutenção no sistema elétrico nos 223 municípios paraibanos, com obras de construção e substituição de equipamentos em subestações, linhas e redes. Para essas e outras iniciativas de melhorias no fornecimento de energia, serão investidos cerca de R$ 180 milhões apenas este ano.

Em junho deste ano, a concessionária realizou, ainda, a doação de 14 câmaras frias, para Secretarias Municipais de Saúde paraibanas. Com tecnologia específica para armazenamento de insumos que necessitam de uma conservação maior, as câmaras frias doadas são ideais para manter a temperatura ideal das vacinas de Covid-19 e outros imunizantes. O equipamento possui temperatura controlada automaticamente e sistemas de alarme de porta aberta, que sinalizam quedas de temperatura não programadas, evitando, assim, a perda dos imunizantes.

Com 20 anos de atuação e 1,7 milhões clientes nos 223 municípios paraibanos, a Energisa têm realizado diversas iniciativas de apoio ao enfrentamento do novo coronavírus. Além da doação de máscaras hospitalares N95 e ventiladores respiratórios, a Energisa disponibilizou uma equipe de especialistas, entre técnicos, eletricistas, supervisores e coordenadores, que viabilizaram a melhoria e a instalação em toda a parte elétrica interna e externa dos hospitais destinados ao tratamento da covid-19.