João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 23.55ºC
IBOVESPA 125333.89
Euro 5.5011
Dólar 5.1846
Peso 0.006
Yuan 0.7162
Sindicato dos Médicos da PB emite nota sobre situação na UPA de Santa Rita
22/04/2022 / 09:48
Compartilhe:

O Sindicato dos Médicos da Paraíba (SIMED-PB) emitiu uma nota pública acerca do aumento na demanda de atendimento infantil na UPA de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, e ameaças que profissionais da saúde vêm sofrendo nas redes sociais.

Segundo o sindicato, tem circulado em redes sociais mensagens sobre possíveis irregularidades no atendimento infantil da UPA, como negativas de atendimento pela triagem e demora para atendimento médico. Médicos plantonistas teriam sido ameaçados e tiveram seus nomes expostos publicamente, “com mensagens de ódio na internet, o que é inaceitável contra qualquer ser humano”, diz a nota.

De acordo com a entidade que representa a categoria, houve um aumento de mais de 50% na demanda de atendimentos a crianças na unidade no último mês. “No ano passado foram realizados uma média de 2.017 atendimentos por mês. Este ano, somente no mês de março, foram 3.041 crianças atendidas no local. Entretanto não houve ampliação da escala de plantonistas, que continua composta por dois médicos”.

O SIMED solicita ainda ao governo do estado, responsável pela unidade, a ampliação imediata da escala, ainda que temporária, para três médicos plantonistas e a transferência imediata de crianças internadas na UPA para leitos hospitalares.

“O Sindicato dos Médicos da Paraíba reforça que os médicos, e todos os profissionais de saúde, precisam de condições dignas de trabalho para que o atendimento à população seja feito de maneira justa, como todo cidadão merece”, destaca a nota.