João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 27.51ºC
IBOVESPA 124740.69
Euro 5.5156
Dólar 5.1471
Peso 0.0059
Yuan 0.7103
Streaming cresce e já supera canais tradicionais de comunicação na Paraíba
15/06/2022 / 06:29
Compartilhe:

Não há dúvida do quanto o cenário midiático mudou durante a pandemia. Certamente, você trocou o tradicional horário da novela por uma live no YouTube ou assinou alguma plataforma de streaming, como Netflix, GloboPlay, Amazon Prime, entre outras. Em 2021, em pesquisa realizada pela empresa Finder, 64% dos brasileiros possuem assinatura em algum serviço de streaming, sendo o segundo país no mundo com mais assinaturas.

Esse dado apresenta uma forte migração do público da TV tradicional para o digital. Na Paraíba, por exemplo, a última pesquisa realizada pelo Instituto Kantar Ibope, de 7 a 13 de maio, apontou um fator que reforça essa tese. O streaming ficou em segundo lugar na consulta, ficando atrás apenas da tradicional Globo, obtendo 9,12 pontos, em média domiciliar.

O meio não causa mudança só na TV, mas mostra uma mudança no cinema, para se ter ideia estão em plataformas de streaming: Ataque dos Cães (Netflix), King Richard: Criando Campeãs (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store), Duna (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store), CODA – No ritmo do coração (Prime Video, Google Play, Apple iTunes, Looke), Não olhe para cima (Netflix), Amor, sublime amor (Disney +).

Para Philipe Araújo, head of Digital da Jabuticaba Idea, esse é um processo natural do avanço do digital que tende a se reforçar com a chegada do metaverso. Ele aponta que as pessoas não esperam até segunda-feira para assistir a tradicional “Tela Quente” na Globo, mas já procuram em alguma plataforma a forma mais rápida para assistir o seu filme preferido. Apesar disso, Philipe destaca que os meios tradicionais permanecerão vivos. Assim como o rádio teve sua adaptação e segmentação do seu público, a TV também terá.

Os meios estão cada vez mais em adaptação. Vale lembrar que a Netflix, principal plataforma de streaming atualmente, surgiu como uma locadora porta a porta, até se transformar na gigante que vemos hoje. A Globo investe no segmento desde 2015 e hoje consegue ter uma disputa com a plataforma, enquanto isso, tradicionais canais de comunicação vão ficando para trás.