João Pessoa 32.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 35.35ºC
IBOVESPA 124712.66
Euro 5.5333
Dólar 5.164
Peso 0.0059
Yuan 0.7134
UFPB apresenta projetos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
04/10/2021 / 15:32
Compartilhe:

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) integra, neste mês de outubro, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura de João Pessoa, com apresentação de projetos científicos, realização de palestras e oficinas. O objetivo do evento é divulgar a produção científica e tecnológica do município de João Pessoa, além de atividades culturais e shows.

Nesta segunda-feira (4), o reitor Valdiney Gouveia e a vice-reitora Liana Filgueira participaram do evento, que passa a acontecer de forma presencial e segue aberto para toda a comunidade até o dia 8 de outubro, das 9h às 17h, na Estação Cabo Branco. A abertura das atividades nesta segunda-feira contou com a presença do prefeito Cícero Lucena e da secretária municipal de Ciência e Tecnologia, profa. Margareth Diniz.

As oficinas ofertadas pela UFPB no evento são: “Experimentações: Flutuação de esferas”, promovida pelo Departamento de Física, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN); Teatro de Bonecos, realizado pelos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET), do CCEN; e Oficina de programação para meninas, do Centro de Informática (CI).

Divulgação

Estudantes da UFPB participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Divulgação

Entre os projetos da UFPB participantes da SNCT, estão iniciativas do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), como o Fórmula Elétrico, o Tree Lixo Eletrônico, o Hidrogênio Verde, atividades do Fab Lab (Laboratório de Fabricação Digital/CEAR) e ainda do Laser (Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica, do Centro de Informática), os projetos Baja, Motorius, Fórmula UFPB Combustão e AeroDesign, da Engenharia Mecânica; Mares sem plástico, do CCEN, Detecção de Cárie por Inteligência Artificial – IA, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), além de empresas juniores e iniciativas da Pró-Reitoria de Extensão e da Agência UFPB de Inovação – Inova UFPB, como um purificador anticovid.

“Buscamos sempre parcerias com o objetivo de que a ciência avance a cada dia mais e que possamos interagir com a sociedade, encontrando soluções para os problemas que são demandados. A UFPB, uma vez mais, está presente mostrando o que tem de melhor a oferecer. É uma instituição que, por mais de seis décadas, tem se dedicado precisamente a promover e divulgar a ciência”, pontuou o reitor Valdiney, felicitando o prefeito Cícero Lucena e a secretária Margareth Diniz pela organização de um evento que ressalta o papel da ciência.