João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 27.39ºC
IBOVESPA 128106.1
Euro 5.4065
Dólar 5.0153
Peso 0.0058
Yuan 0.694
UFPB e UFRPE realizam seminário internacional de energia eólica e financeirização da terra
11/10/2021 / 14:22
Compartilhe:

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, nos dias 25 e 26 de outubro, das 9h às 17h, o Seminário Internacional “A energia eólica e a financeirização da terra”. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas, do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB, em parceria com o Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Departamento de Economia da Universidad de Oviedo/Espanha.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos – SIGEventos da UFPB. As vagas são limitadas.

O seminário vai abordar as mudanças na expansão das energias renováveis no semiárido, sua relação com a financeirização da terra e os conflitos e litígios territoriais impostos às comunidades campesinas.

Segundo os organizadores do evento, serão examinados os problemas da instalação dos parques eólicos no semiárido com o processo de despossessão de terras dos agricultores, particularmente em relação aos contratos de arrendamento, renda da terra, regularização fundiária e impactos sociais e ambientais da energia eólica.

Na ocasião, haverá apresentação do projeto de pesquisa e de extensão Dom Quixote, composto pelo Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Direito e Sociedade-NPD/CCJ/UFPB, pelo Núcleo de Estudos Educação, Sociedade e Meio ambiente-NESMA/DECISO/UFRPE e por pesquisadores de outras instituições.

O seminário conta ainda com a participação de representantes da Universidad de Vigo, do Observatório Eólico da Galicia, da Universid Autônoma de México, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, da Universidade Federal de Pernambuco e do Instituto Federal de São Paulo.

A programação completa está disponível no SIGEventos da UFPB. Mais informações podem ser obtidas neste link ou pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo perfil @domquixote.projeto no instagram.