João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 24.85ºC
IBOVESPA 125148.07
Euro 5.4806
Dólar 5.1318
Peso 0.0059
Yuan 0.7082
Veneziano critica demora do Estado em instalar tomógrafo adquirido com emenda de sua autoria para Hospital de Picuí
10/05/2022 / 12:42
Compartilhe:

O senador e pré-candidato ao governo do estado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) lamentou nesta terça-feira (10) o que classifica como falta de compromisso do governador João Azevedo (PSB) em colocar para funcionar, no Hospital Regional Felipe Tiago Gomes, em Picuí, o tomógrafo adquirido com recursos de sua emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União (OGU) no valor de R$ 1.249.922,00.

O equipamento, que chegou a Picuí há quase seis meses, continua aguardando apenas as obras de adequação de uma sala na unidade hospitalar para ser instalado e começar a funcionar. Porém, até o presente, estas adequações não teriam sido providenciadas pelo governo do estado, entidade que mantém o Hospital Regional de Picuí.

Veneziano esteve no hospital no começo de março passado para conhecer de perto o fruto de sua atuação parlamentar. Ele foi recebido por diretores e profissionais do hospital, que apresentaram os equipamentos que chegaram à unidade e ainda estão encaixotados, e explicaram, na época, como seria sua instalação.

“O equipamento está guardado em uns caixotes e poderia estar servindo ao Consórcio dos Municípios do Curimataú, a toda essa região e mais duas cidades do Rio Grande do Norte”, disse o senador em entrevista nesta terça, mais de dois meses após ter ido a Picuí e ter constatado, já naquela época, que o equipamento já havia chegado há vários dias e aguardava as providências por parte do governo estadual.


Mais de 100 mil pessoas prejudicadas 

Se estivesse funcionando, o tomógrafo iria atender as demandas dos 12 municípios que compõem a 4ª Região de Saúde da Paraíba, contemplando aproximadamente 115 mil habitantes, que dependem da unidade de saúde para consultas ambulatoriais e de urgência. O equipamento será utilizado em exames eletivos, pacientes neurológicos e em casos de trauma e acidentes.

Com o equipamento, os pacientes devem ter um atendimento mais rápido e sem necessidade de deslocamento para a referência, em Campina Grande.

“Este apelo nos foi trazido no ano de 2019 e nós conseguimos atendê-lo com nossas emendas no ano de 2020. O que nos entristece é que o Governo da Paraíba não tenha compromisso com esse povo tão necessitado de serviços de saúde. Iremos cobrar a instalação deste tomógrafo, que está ainda guardado em caixas, num prejuízo ao erário público e à sociedade como um todo”, lamentou Veneziano.