João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 34.35ºC
IBOVESPA 131753.76
Euro 6.1038
Dólar 5.4787
Peso 0.0057
Yuan 0.7765
10 itens essenciais para uma obra bem sucedida
25/04/2023 / 18:35
Compartilhe:

A construção civil está entre os pilares de nossa economia, assim como de todos os outros países, já que é a partir dela que temos edifícios e tudo mais voltado para a infraestrutura de um local – desde a área da saúde até a educação, lazer e muito mais.

Ter uma obra bem sucedida é o desejo de todos envolvidos com a construção civil, afinal, são muitos detalhes e um longo tempo de preparação e construção. Por isso, saber o que pode garantir esse sucesso fará toda a diferença.

Tendo isso em mente, separamos aqui 10 itens essenciais para uma obra bem sucedida, levando em consideração todos os passos que são importantes, desde o momento do planejamento da obra até as manutenções que serão feitas no pós.

Fique conosco para conferir essa lista e garantir o sucesso em todas as suas obras na construção civil. Vamos lá!

Itens essenciais na construção civil

Essa lista com 10 itens essenciais na construção civil irá ajudar consideravelmente os seus resultados no dia a dia da construção civil. São eles:

1. Ferramentas manuais

Não poderíamos começar sem mencionar as ferramentas manuais, afinal, elas são essenciais em várias etapas de uma construção. Irão permitir que as tarefas mais detalhadas e precisas sejam feitas com alta qualidade.

Entre as tarefas, temos o corte de materiais diversos, a realização do acabamento que irá dar o toque final, dentre outras. Tudo isso, utilizando ferramentas manuais, como a serra manual, tesouras, chave de fenda, lixas e muitas outras.

2. Ferramentas de obras

Também temos as ferramentas de obras, que são aquelas mais robustas e de utilização mais específica para tarefas que podem ser mais pesadas e complexas. Por exemplo, quando é preciso demolir alguma parte da estrutura, definir o nivelamento do terreno, etc.

Entre as principais ferramentas, temos o martelo para demolição, furadeiras, betoneira, serra para mármore, dentre outras.

3. Trena

Ter uma trena também é indispensável, afinal, ela irá ajudar a realizar a medição correta de distância e comprimento. Uma obra precisa ser precisa, seguindo o planejamento, por isso, é fundamental que você tenha essa ferramenta entre o seu equipamento.

Escolha bem a sua trena, sendo importante ter um bom comprimento e ser resistente.

4. Esquadro

Em seguida, temos o esquadro que é uma ferramenta que irá permitir que você realize a medição e verificação de ângulos retos, o que irá garantir que as medidas sejam precisas e que possibilite o encaixe perfeito das peças presentes em sua obra.

Evite comprar qualquer enquadro, priorizando sempre uma ferramenta de qualidade para que dure e seja, realmente, precisa.

5. Martelo

Claro, fazer uma obra sem martelo é praticamente impossível, sendo útil em diversas tarefas na construção civil – desde pregar os pregos, realizar a remoção de alguns materiais, quebrar algumas coisas e muito mais.

O ideal é que se tenham vários tipos de martelos, desde os maiores (como o para demolição) até os menores para trabalhos mais detalhados e remoção de pequenos pregos e demais materiais.

6. Equipamentos de medição

Existem outras ferramentas essenciais para realizar a medição, além dos que já citamos aqui. Entre eles, temos o nível, o medidor de umidade, o paquímetro e vários outros. Por isso, monte o seu kit com todos os equipamentos de medição necessários para ter um excelente acabamento em sua obra.

7. Tubos

Os tubos são indispensáveis na construção civil, afinal, serão os responsáveis por contribuir para a condução adequada de líquidos, gases e outros elementos. Além disso, também podem ser úteis para realizar a sustentação das estruturas enquanto a obra acontece.

Entre os tubos mais comuns na construção civil, temos o tubo schedule que é conhecido pela sua resistência à pressão e por serem mais grossos do que os demais.

8. Talhadeira

A ferramenta útil para realizar a remoção ou o corte de materiais mais duros, como é o caso do concreto, pedras, etc, é chamada de talhadeira. Mais uma vez, preze pela qualidade do produto escolhido para uma boa execução e resultado.

9. Extensão elétrica

Em uma obra pode ser desafiador conseguir muitos pontos de energia, fato. Mas, é possível solucionar essa questão utilizando uma extensão elétrica. Ela não pode faltar, principalmente quando há tantas ferramentas elétricas que irão depender disso.

Escolha extensões com um bom comprimento para que não te deixe na mão em nenhum momento de sua obra.

10. Esmerilhadeira

Por fim, temos a esmerilhadeira, uma ferramenta elétrica que possibilita a realização de cortes, lixamentos, e outras ações, em pedras, metais, etc. Ela é ajustável, podendo mudar o tamanho do disco de acordo com o material que será cortado e lixado.

Atenção! Ferramentas como essa devem ser manuseadas com cuidado e por pessoas que entendem do assunto, além dos devidos equipamentos de proteção.