Saúde

Capital segue vacinação de adolescentes a partir de 16 anos e aplica 3ª dose em idosos 75+

As pessoas maiores de 18 anos sem comorbidades também serão vacinadas nesta quarta-feira, bem como quem recebeu a D1 da Coronavac há mais de 28 dias e da Astrazeneca e Pfizer há 90 dias. A vacinação ocorrerá em 17 postos espalhados pela cidade. Nos ginásios, a população poderá ser imunizada das 8h às 12h. Já nos postos do tipo drive-thru, o horário será estendido até 15h.

Cabedelo vacina adolescentes 14+ sem comorbidades a partir desta quarta-feira

No caso dos adolescentes sem comorbidades e que não tenham o cartão SUS, ele pode ir acompanhado do pai ou da mãe, mas estes devem possuir o documento local. Se o adolescente não tiver identidade, pode levar a certidão de nascimento, e precisa estar acompanhado dos pais e estes, com os seus documentos de identificação.

UFPB realiza testes gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C no Campus II

O projeto, que foi aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), é desenvolvido por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF). Uma equipe formada por profissionais de saúde com experiência na temática realizará entrevista e coleta de dados, com caráter sigiloso. A Profª Ana Cristina destacou a necessidade da ação, que considera as mudanças sociais trazidas com o isolamento social e o distanciamento físico.

Paraíba registra 1 óbito por covid-19 nesta terça-feira

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 17%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 13%. Em Campina Grande estão ocupados 26% dos leitos de UTI adulto e no sertão 23% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 10 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 163 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Saúde esclarece dúvidas de mulheres que engravidaram após a D1 e sobre o prazo para quem vai tomar a D3

  A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão da Astrazeneca para grávidas por conta de uma “reação adversa”. Assim, as mulheres que tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19 da Astrazeneca e engravidaram no intervalo entre as duas doses, têm dúvidas sobre que imunizante utilizar para completar o esquema vacinal.

Paraíba realiza Dia D de vacinação contra a Covid-19 no sábado

A Paraíba já recebeu um total de 5.228.180 de doses. Até o momento, 2.665.199 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1.275.203 completaram os esquemas vacinais onde 1.212.523 tomaram as duas doses e 62.680 utilizaram imunizante de dose única. De acordo com os dados registrados, 523.480 pessoas estão com esquemas vacinais incompletos. 

Prefeitura de João Pessoa participa de mobilização de saúde nesta terça e quarta-feira

  As equipes irão ofertar testes rápidos para hepatites, promover palestras educativas e levar à população orientações de higiene, dispondo também dos serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia. O público alvo é o masculino, onde envolve os motoristas, taxistas e caminhoneiros. Mas os atendimentos serão por demanda espontânea. No local, também será feita a entrega de material informativo e da ‘Caderneta do Caminhoneiro’.

Estado tem 157 pacientes internados nas unidades de referência para covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 18%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 15%. Em Campina Grande estão ocupados 23% dos leitos de UTI adulto e no sertão 27% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 08 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 157 pacientes estão internados nas unidades de referência.

João Pessoa inicia vacinação de adolescentes a partir de 16 anos sem comorbidades, nesta terça-feira

A prefeitura de João Pessoa segue, nesta terça-feira (21), sua campanha de vacinação contra a covid-19 e começa a imunizar, com a primeira dose, adolescentes a partir de 16 anos sem comorbidades. Também aplica a primeira dose em adolescentes a partir dos 12 anos que estejam gestantes ou puérperas, tenham alguma comorbidade ou deficiência permanente. Além disso, aplica a terceira dose nos idosos com 78 anos ou mais. Também será aplicada a segunda dose nas pessoas que receberam a D1 da Coronavac há mais de 28 dias e da Astrazeneca e Pfizer há 90 dias. A vacinação ocorrerá em 20 postos espalhados pela cidade. Nos ginásios, a população poderá ser imunizada das 8h às 12h. Já nos postos do tipo drive-thru, o horário será estendido até 15h.

Imunização de adolescentes sem comorbidades só pode ocorrer se houver vacina suficiente, diz MPF

Em reunião virtual realizada nesta segunda-feira (20), representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público da Paraíba (MP/PB) orientaram gestores que, ao optarem por vacinar adolescentes sem comorbidades, adotem técnicas de organização e planejamento, a fim de que grupos prioritários não sejam prejudicados. Na ocasião, foi esclarecido que adolescentes sem comorbidades podem ser imunizados, desde que haja doses suficientes para garantir a vacinação completa de adolescentes com deficiências permanentes ou comorbidades, gestantes e puérperas e os privados de liberdade, além de todas as pessoas maiores de 18 anos, incluindo as doses de reforço dos idosos. “Os gestores podem seguir a ordem até adolescentes sem comorbidades se tiverem vacinas para isso, contudo, devem assumir a responsabilidade de eventuais falhas na organização e planejamento, pelo que devem pautar as ações de forma a não prejudicar outros grupos, que são prioritários, com busca ativa e reserva de doses para grupos específicos, devendo haver diálogo entre os municípios para não haver grande discrepância”, destacaram os membros do MPF. O Ministério Público Federal também alertou para a necessidade de prudência por parte dos gestores, “pois pode haver mudanças nas diretrizes do Ministério da Saúde e na remessa de doses”.
#PUBLICIDADE#

Últimas Notícias

Raoni critica apatia da OAB diante da unificação de 17 varas cíveis: “calou, omitiu e acatou”

Esta tentativa de mudança já vinha sendo denunciada e criticada por Raoni desde a unificação ocorrida com as Varas da Fazenda, diante das péssimas experiências com as Varas de Família e as de Mangabeira. Ele, que é pré-candidato a presidente da OAB-PB, afirmou que a Ordem assistiu de braços cruzados, sem nada fazer, essa decisão que prejudica diretamente a advocacia e o cidadão paraibano.

Cerca de 10 mil estudantes voltam às salas de aula nesta quarta-feira

Para o Ensino Fundamental, o atendimento educacional semanal foi organizado com atividades pedagógicas presenciais e remotas. As segundas, quartas e sextas-feiras destinam-se ao atendimento presencial com quatro horas diárias para cada turno escolar, de modo que, por semanas alternadas, os dois grupos, A e B, possam estar presencialmente com seus professores.

Assembleia aprova medalha do Mérito Empresarial para Manoel da Carne de Sol

Para o parlamentar, a homenagem é uma forma de reconhecer os relevantes serviços para o desenvolvimento empresarial da Paraíba, prezando sempre pelo reconhecido espírito ético, solidário, justo e responsável no exercício de sua profissão. “Com quase 60 anos de história, Manoel da Carne de Sol é o restaurante mais antigo em atividade em Campina Grande, aberto por Manoel Martins. Sua contribuição  para economia do nosso estado é significativa e, nada mais justo, que prestarmos essa homenagem”, destacou Tovar.

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

O instituto diz que a área afetada pelos fluxos de lava, desde domingo, totaliza agora 153 hectares, com base em imagens de satélite do programa europeu Copernicus. O último mapa fornecido pelo programa europeu de monitorização de emergência mostra a situação às 8h14 da manhã dessa terça-feira (21). A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a arrastar tudo em seu caminho e desce em direção à costa da ilha de La Palma. Há o receio de que, quando se der o contato com a água do Oceano Atlântico, possam ser emitidos ainda mais gases tóxicos.

Anvisa recomenda isolamento de comitiva de Bolsonaro após infecção de Queiroga

O avião presidencial com o presidente Jair Bolsonaro decolou na noite de terça-feira (21) dos Estados Unidos e tinha pouso previsto para a manhã desta quarta (22) em Brasília. A agenda do presidente tem reunião prevista com Pedro Cesar Sousa, subchefe para assuntos jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência, no final da tarde. A nota divulgada pela agência não cita Bolsonaro, mas interlocutores na agência sanitária dizem que a orientação deveria se aplicar também ao mandatário.
#PUBLICIDADE#