Economia

Feira Móvel leva artesanato, gastronomia e milho a preço acessível para bairros da Capital

Na semana que vem, a programação da Feira Móvel chega ao bairro do Bessa. Quem passar pela Praça Desembargador Osias Nacre Gomes, entre 7h e 15h vai poder conferir todos os produtos ofertados pela feira, comercializados a preços acessíveis.

Pesquisa constata que 26% dos pequenos negócios da PB fecham as portas após completarem 5 anos

Independente de qual seja o motivo, por necessidade, oportunidade ou satisfação pessoal, ingressar no universo do empreendedorismo e manter um negócio funcionando de forma sustentável é um grande desafio para qualquer empresário, especialmente no universo das micro e pequenas empresas. É o que revela pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional, que constatou que 26% dos pequenos negócios da Paraíba fecham as portas após completarem cinco anos de funcionamento. O número faz parte da pesquisa “Sobrevivência de Empresas”, realizada pelo Sebrae com base em dados da Receita Federal. Para verificar a taxa de mortalidade dos pequenos negócios, o estudo analisou, no final de 2020, dados de empresas criadas entre os anos de 2015 e 2019. A partir das datas de criação e baixa dos CNPJs nesse período, a pesquisa verificou, na Paraíba, que o período de cinco anos completos é o que registra a maior taxa de mortalidade no estado.

Quase 100 munícipios da Paraíba oferecem serviços especializados para pequenos negócios

Espaço mais recente passou a funcionar nesta sexta-feira (17), na cidade de Jericó, fruto de uma parceria entre a prefeitura e o Sebrae Paraíba. A Sala do Empreendedor é um ambiente dedicado aos pequenos negócios, principalmente aos microempreendedores individuais (MEI), para a resolução de questões legais e administrativas, orientação empresarial e até mesmo para a realização de capacitações. O objetivo é desburocratizar e reunir em um só lugar serviços importantes para os empresários e para a rotina de gestão de um pequeno negócio.

Estado reduz 50% do ICMS sobre a base de cálculo do diesel para empresas de transporte coletivo

No último mês de maio, o governo estadual fechou acordo com as empresas concessionárias de transporte coletivo para evitar qualquer aumento no preço da passagem dos ônibus para a população. O acordo previa a redução de 50% do ICMS do óleo diesel e biodiesel. O decreto publicado alcança as empresas de transporte coletivo urbano das regiões Metropolitanas de João Pessoa (Bayeux, Cabedelo, Conde, Jacumã e Santa Rita), de Campina Grande (Lagoa Seca, Queimadas, Massaranduba, Montadas, Puxinanã, Alagoa Nova e Serra Redonda).

João Azevêdo institui Marco Legal da Ciência e Tecnologia e anuncia R$ 28,2 milhões em investimentos para pesquisas

O Marco Legal da Ciência e Tecnologia tem o objetivo de estimular o desenvolvimento científico, a pesquisa, capacitação tecnológica e inovação a partir da construção de ambientes especializados e cooperativos, participação de instituições e estímulo à inovação de novas empresas e ao inventor independente. Também visa criar fundos de investimentos e aprimorar o regime especial de contratação de pessoal.

Novo aporte do Nubank deve aumentar concorrência no sistema financeiro

"Novos 'Nubanks' ainda vão surgir", afirma Diego Perez, presidente da ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs). "Há um público que ainda não estava sendo completamente atendido pelas instituições financeiras tradicionais, e isso com certeza deve intensificar as mudanças que já vêm acontecendo no mercado e abre espaço para novos empreendedores."

Em votação apertada, Senado aprova texto-base da MP da Eletrobras

Com apoio de partidos da base do governo, a venda da estatal avança no Congresso, que arrastava essa discussão desde o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). Os senadores vão agora analisar os destaques -pedidos de alteração pontuais no projeto. A MP (medida provisória) precisará retornar à Câmara, pois o Senado mudou o texto que foi aprovado pelos deputados no fim de maio.

Entenda como o Mercado Livre tem uma das maiores contribuições fiscais do país

Essas propostas partem de uma premissa falsa, segundo os executivos. “A ideia de se tributar mais o comércio eletrônico decorre de uma percepção de que o que ocorre na internet não paga imposto ou paga menos imposto, mas o comércio eletrônico paga os mesmos impostos que todo o comércio”, explica François Martins, diretor de Relações Governamentais do Mercado Livre.

Rota Cariri Cultural passa a contar com novos roteiros de 3 cidades paraibanas

“Essas cidades caririzeiras têm todo um potencial na agricultura, pecuária, indústria e comércio, podendo integrar tudo isso através do turismo. São municípios que ainda tem muitas coisas para serem exploradas turisticamente, então estamos aproveitando seus potenciais naturais, nossas serras, formações rochosas, a gastronomia, o patrimônio histórico e as manifestações culturais. Com toda essa cadeia produtiva organizada, quem ganha não é só o nosso povo, mas os empreendedores locais. Quando eles são fortalecidos, a sociedade e o seu território também são fortalecidos”, explica a gerente regional do Sebrae Paraíba no Cariri, Madalena Arruda.

Sebrae-PB promove evento online com palestrantes da McDonald’s e Mercado Livre

Entre os temas que serão abordados estão as mudanças no perfil do consumidor, a integração entre loja física e on-line, os impactos da inteligência artificial e da internet das coisas no segmento, fidelização do cliente e cooperação e colaboração entre empresas em prol do desenvolvimento de melhores soluções para o público.
#PUBLICIDADE#

Últimas Notícias

Safadão, Solange, Elba: Veja a lista de lives pro esquenta de São João neste sábado (19)

Pelo segundo ano seguido as festas de São João acontecem virtualmente, já que a pandemia ainda não abre brecha para encontros presenciais. No entanto, um festejo cultural tão importante não pode passar em branco e os artistas se preparam para aquecer o público dentro de casa neste fim de semana.

Boni sobre despedida de Faustão da Globo: ‘Saídas intempestivas não são boas para a empresa e nem para quem sai’

"Saídas intempestivas não são boas para a empresa e nem para quem sai. No passado isso ocorria com mais frequência e era muito ruim", declarou o poderoso. Boni foi diretor-geral da emissora entre as décadas de 70 e 90 e é um dos criadores da rede, tendo tido enorme influência na grade de programação da rede. O comunicador e empresário ainda falou sobre a entrada de Luciano Huck no horário dos domingos, dizendo que ele "e o Fausto são muito bons, mas cada um em seu estilo. Portanto o programa será obrigatoriamente diferente".

Manifestantes pedem impeachment de Bolsonaro com atos em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras

No último sábado (12), o presidente e apoiadores realizaram uma motociata, em São Paulo, na qual Bolsonaro voltou a atacar políticas de isolamento e disse comandar um governo que acredita em Deus, é leal à população e que respeita os militares. Diferentemente dos atos a favor do presidente, as manifestações contra, apesar de também promoverem aglomeração, incentivam o uso de máscaras PFF2, álcool em gel e distanciamento social nas caminhadas. 

Morre ex-prefeito de Pilar, José Benício, vítima da covid-19

“Recebemos a notícia da morte com enorme tristeza. José Benício foi um homem que dedicou a vida em prol do desenvolvimento do município de Pilar, lamentamos seu falecimento. Que o bom Deus conforte o coração de toda a família”, disse o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho.

TJPB conquista 2º lugar em prêmio nacional de melhores órgãos públicos para estagiar

A solenidade de premiação aconteceu no CIEE de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP). As instituições mais bem colocadas receberam troféus e terão seus programas de estágio amplamente divulgaçãos pelo CIEE.
#PUBLICIDADE#