A 10ª Exposição de Caprinos e Ovinos de Prata (ExpoPrata) rendeu cerca de R$ 1,5 milhão em negócios imediatos. O evento ainda terá outros desdobramentos ao longo de um ano. Os organizadores da ExpoPrata consideraram esta mais uma edição de sucesso de um dos maiores eventos da caprinovinocultura da Paraíba. A 11ª edição já foi marcada para o período de 20 a 24 de agosto de 2025.
Para o coordenador desta edição, Guilherme Freitas, a sensação é de dever cumprido, mas com a alegria do sucesso de mais uma edição de um dos maiores eventos estaduais. Segundo ele, foram mais de 800 animais no parque de exposições. Alguns participaram das competições de pista, exposição, torneio leiteiro e rankeada Santa Inês.
“Nós vimos o quão grande e importante foi a competição nordestina de cabras leiteiras e, mais do que isso, vimos a pujança da raça Santa Inês, uma raça ovina que marcou presença aqui na Prata nesta décima edição. O evento superou as expectativas, nos pegou de surpresa e graças a Deus nós temos equipes prontas para atender, para receber o povo, para lidar com os acontecimentos. Foi mais um ano, mais uma edição dessa grande festa, que é motivo de muita alegria, de muita gratidão do dever cumprido”, exclamou.
Já a secretária de Cultura e Turismo (Secult), Rosângela Rafael, disse que a programação cultural deste ano foi vasta e diversificada “Tivemos um público record no Festival de Violeiros, onde recebemos com muita honra um filho ilustre da nossa terra, o jornalista e escritor Paulo Conserva, que foi homenageado por todos os pratenses. A cidade se revestiu de cultura na poesia, na música, na gastronomia. E para coroar ainda mais essa pluralidade de emoções, experimentamos os diversos sabores da nossa culinária, com o Concurso Gastronômico, que aconteceu de forma brilhante e encantou os visitantes”, comentou.
Uma das instituições apoiadoras da ExpoPrata é o Sebrae/PB, o parceiro dos empreendedores. A gerente regional da unidade de Monteiro, Madalena Arruda, comentou sobre a 10ª edição e da participação do Sebrae no evento, que vem se destacando a cada ano.
“É um evento que vem acontecendo em ordem crescente, pela qualidade dos seus expositores e animais. E a gente procura, cada vez mais, através das histórias, expressar as emoções do que realmente a gente tem de cultura popular para apresentar dentro da ExpoPrata. Através da nossa principal essência, que é a nossa arte e tradição com a capinocultura leiteira, podemos propagar esses resultados”, pontuou.
Madalena ressaltou ainda que o maior destaque dessa edição foi unir a tradição da capinocultura leiteira com a inovação e a sustentabilidade. “Um dos sucessos atribuídos à ExpoPrata foi justamente a inovação e a criatividade que a gente trouxe para dentro do evento. Foi uma força motriz unir os princípios ASG dentro do evento. Quando eu falo network, está ali associado ao eixo da governança”, concluiu.
A ExpoPrata foi realizada pela Prefeitura Municipal, apoiada pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), e Sebrae/PB. Outros apoiadores foram a Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Secretaria de Estado da Agricultura, Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicred) e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa), o Empreender PB, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABCC) e a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) também apoiaram a 10ª ExpoPrata. Os parceiros foram Via Leste, Maravilha Motos, Da Fonte Tratores, Fiori, Valtra e Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Prata (Acoop). A rede social do evento é o Instagram: https://www.instagram.com/expoprataa.