Consumido há milhares de anos, o vinho é uma das bebidas mais cultuadas do mundo, com um modus operandi que mais se assemelha a um processo artístico. Mas se os vinhos são sinônimo de celebração e de reunião para uns, para muita gente são também sinônimo de dinheiro.
Não à toa, cada vez mais empresários e celebridades estão investindo nesse universo. Nos últimos anos, principalmente no auge da pandemia, entre 2020 e 2021, muita gente bacana apostou no mercado.
E de diferentes formas: seja se associando a vinícolas espalhadas pelos quatro cantos do globo ou comprando fatias acionárias em casas renomadas, até mesmo montando clubes de assinatura ou criando uma marca do zero.
Vinhos rosé, branco, tinto, espumante e outras variações – como orgânicos, veganos e laranjas – têm tomado conta do mercado, e os famosos apostam em linguagens leves e divertidas – muitas vezes nos meios digitais – para alavancar suas vendas.
O rosé, inclusive, é um dos vinhos mais explorados entre eles, pois é versátil e agrada os paladares mais jovens – principalmente os millennials e a geração Z. Aclamados pela crítica ou não, fato é que grandes marcas atraem cada vez mais consumidores para o mercado e espelham antigas paixões.
A cantora australiana Kylie Minogue, por exemplo, vendeu 1 milhão de garrafas dos vinhos de sua marca própria um ano após o lançamento dos rótulos, em 2020. Já o rapper Jay-Z é dono do Champaghe Armand de Brignac, que teve metade da marca vendida no início de 2021 para o conglomerado de luxo LVMH – o que, de acordo com a Forbes, fez com que fosse valorizada em US$ 600 milhões.
A seguir, conheça 12 das principais celebridades do mundo que apostam ou possuem uma marca de vinhos – e confira a variedade dos preços das garrafas em dólares ou libras de acordo com as lojas oficiais e terceirizadas.
Ver essa foto no Instagram
A estrela de Hollywood, hoje aposentada das telonas, juntou-se à uma de suas melhores amigas, a empresária Katherine Power, e lançou em julho de 2020 a marca de vinhos orgânicos Avaline. No início, eram apenas duas variedades, o branco e o rosé, mas logo a marca virou um sucesso de vendas – foram cerca de 120 mil garrafas comercializadas nos dois meses iniciais, de acordo com a Forbes – e hoje há outros sete tipos: tinto, syrah, grenache blanc, rosé, espumante, rosé espumante e pinot noir.
Os vinhos são tidos como “limpos” pelas donas, já que são feitos de uvas orgânicas cultivadas sem pesticidas sintéticos, sendo uma bebida orgânica, vegana e livre de aditivos. As vinícolas que produzem as garrafas da marca situam-se na Espanha, principalmente na Catalunha, e na França.
Ver essa foto no Instagram
Ganhador de 23 prêmios Grammy, o rapper e empresário norte-americano Jay-Z é uma das celebridades que mais obteve sucesso com uma marca de vinho. A história remonta a 2006, quando garrafas do champanhe Armand de Brignac, apelidado de “Ace of Spades”, apareceram num dos clipes do artista. A partir daí, o rapper citou a marca em outras faixas e levou garrafas para eventos.
Em 2014, a Armand de Brignac foi comprada por Jay-Z por um valor não revelado. Os espumantes são feitos na região francesa de Champanhe pela 12ª e 13ª geração de uma família com mais de 250 anos no ramo. As bebidas são envelhecidas em barris de carvalho francês e, da prensagem da fruta até o momento que as garrafas saem da adega, apenas 18 pessoas participam de todo o processo – a bebida é aclamada pela complexidade e nuance.
Com todo esse zelo, as garrafas mais simples chegam a custar US$ 300. Em 2021, 50% da marca foi comprada pelo conglomerado de luxo LVMH, que agora também fica responsável pela distribuição global do champanhe. Pelas redes sociais, é possível ver a bebida em eventos, como brunches de Jay-Z e ainda em lançamentos da marca de maquiagem de Rihanna.
Ver essa foto no Instagram
A supermodelo Cara Delevingne já desfilou nas passarelas das marcas de luxo mais requisitadas da indústria e já foi capa de inúmeras importantes publicações do mundo fashion. Como uma bon vivant, ela e suas irmãs, Poppy e Chloe Delevingne, decidiram se unir e lançar o próprio prosecco.
São dois espumantes vendidos pela marca batizada de Della Vite, feitos com uvas glera nas colinas Valdobbiadene, comuna na região do Vêneto da Itália que tem uma tradição na produção de prosecco. Os vinhedos utilizam técnicas sustentáveis e são provenientes de denominação de origem controlada. As garrafas são vendidas nos Estados Unidos e na Europa.
Ver essa foto no Instagram
O aplaudido cineasta e roteirista, mais conhecido pela direção da trilogia de “O Poderoso Chefão”, entrou para o negócio das vinícolas em 2006, quando adquiriu o histórico Château Souverain, em Sonoma, na Califórnia.
Há uma variedade de vinhos feitos ainda em vinícolas próprias na região de Napa Valley e no estado do Oregon, como tintos, brancos, rosé, espumantes, entre outros. Alguns vinhos, inclusive, fazem referência à vida do cineasta, como a homenagem para sua única filha, Sofia, com um rosé, e também uma linha de tinto, laranja e branco em celebração à sua neta, Gia. Mais recentemente, vinhos em lata também foram adicionados ao portfólio.
Mais do que os vinhos, a propriedade na comunidade de Geyserville é um verdadeiro complexo para os fãs de vinhos e também da família Coppola, com salas de provas, museu, restaurante e até piscinas.
Ver essa foto no Instagram
Ganhador do Globo de Ouro e indicado cinco vezes ao prêmio Emmy, o ator londrino Idris Elba entrou para o negócio dos vinhos em 2020 ao fazer uma parceria com duas propriedades produtoras francesas e criar sua própria marca, a Porte Noire.
São três vinhos comercializados pela marca, principalmente no mercado do Reino Unido: rosé, champagne e blanc de blancs. A devoção com as bebidas é tanta que o ator até inaugurou um wine bar na área de Kings Cross, um local agradável para bebericar e beliscar comidas ao lado de amigos.
Ver essa foto no Instagram
Princesa do pop e dona do hit “Can’t Get You Out of My Head”, a australiana Kylie Minogue tem uma carreira na música, na televisão e nas telonas há mais de 43 anos. Mas foi apenas em maio de 2020 que entrou para o mercado de vinhos com a marca que leva seu nome a tempo das comemorações de seus 52 anos.
O primeiro vinho lançado é um rosé feito a partir de uvas da costa sul da França, como carignan e cabernet sauvignon. De acordo com a empresa por trás da distribuição da marca, 3 milhões de garrafas dos vinhos Kylie Minogue já foram vendidos.
Hoje, o prosecco rosé, merlot, sauvignon blanc e um espumante brut também fazem parte do portfólio, vendido oficialmente no Reino Unido, mas com estoques em outros países, como Estados Unidos e Austrália.
Ver essa foto no Instagram
A eterna Carrie Bradshaw da série “Sex and the City” tem uma ligação íntima com a moda e com a boa gastronomia – seja nas telinhas ou mesmo na vida real. Se no seriado o Cosmopolitan foi o drinque que marcou uma geração, agora é vez da atriz apostar no mundo dos vinhos.
Em setembro de 2019, ela lançou o Invivo X, SJP Sauvignon Blanc, vinho feito em parceria com a companhia Invivo Co., feito 100% da casta de uva branca vinda da Nova Zelândia, na região de Marlborough – conhecida por ser uma das maiores áreas produtoras de vinho do país.
O resultado é uma bebida de estilo tropical com um final suave, descrito como versátil e ótimo para as mais variadas ocasiões. Vale ressaltar que o “X” da marca é um toque pessoal, uma assinatura há muito tempo usada pela atriz.
Ver essa foto no Instagram
Depois de entrar no mercado legal de cannabis nos Estados Unidos com sua marca Leafs by Snoop, que vende as variedades Indica e Sativa da erva, chegou a vez do rapper californiano entrar para o mundo dos vinhos.
Em 2020, ele fez uma parceria com a marca australiana 19 Crimes e lançou o primeiro vinho californiano do portfólio, um tinto feito com um blend de uvas crescidas na própria Califórnia. Depois foi a vez do rosé ser lançado no mercado no verão de 2021. A marca tem uma pegada de rebeldia, pautada num passado transgressor e com uma linguagem que desafia seus consumidores.
Ver essa foto no Instagram
A designer de moda Vera Wang é celebrada no mundo fashion por seus vestidos de noiva, mas em 2021 adicionou uma pitada mais divertida ao seu império: lançou no mercado norte-americano um prosecco. Chamado de “Party”, ou seja, “festa”, o vinho espumante é feito com uvas glera colhidas na província de Vicenza, na região de Vêneto, no norte da Itália.
Com notas cítricas na boca, o vinho possui aromas atraentes de maçã e frutas de caroço, com uma predominância frutada e cor amarelo palha na taça.
Ver essa foto no Instagram
Dono do hit melancólico “All of Me” e ganhador de 12 prêmios Grammy ao longo da carreira, o cantor norte-americano John Legend anunciou o lançamento da sua própria marca de vinhos em 2015. Batizada de LVE – Legend Vineyard Exclusive, os vinhos são feitos em colaboração com a Raymond Vineyards em Santa Helena, no coração da região de Napa Valley – uma das mais tradicionais áreas vinícolas dos Estados Unidos, ao norte de São Francisco.
Hoje, a marca possui uma grande variedade de varietais, que incluem vinhos rosé, espumantes, chardonnay, cabernet sauvignon e até um rosé francês em lata.
Ver essa foto no Instagram
Ganhador do Oscar e do Globo de Ouro, Leonardo DiCaprio tem feito trabalhos nas telonas desde o início dos anos 1990 – quem não se lembra de sua atuação em “Titanic”? Mas além da sétima arte, o ator também apostou no mundo das bebidas alcoólicas.
Em fevereiro deste ano, foi anunciado que o ator comprou uma participação acionária na casa de champanhe francesa Telmont como uma estratégia da marca de luxo para ampliar sua divulgação e reputação. Com uma história que remete a 1912, a casa possui um histórico de responsabilidade com o meio-ambiente e diversidade, e tenta ao máximo reduzir seu impacto na produção das bebidas.
Ver essa foto no Instagram
O renomado ex-casal de atores Brad Pitt e Angelina Jolie adquiriu em 2008 o controle acionário do Château Miraval, produtora de vinhos no vilarejo de Correns, no sudeste da França, entre Marselha e Nice. O majestoso local, inclusive, foi palco para troca de alianças dos dois em 2014.
A Miraval produz vinhos rosé aclamados pela crítica especializada. Em fevereiro deste ano, porém, Brad Pitt processou a ex-mulher pela venda de sua participação na vinícola francesa. O ator disse ter “despejado dinheiro e suor” para tornar a Miraval uma das fabricantes de vinho rosé mais conceituadas do mundo, com receita anual superior a 50 milhões de dólares.
Da CNN