Vinte marcas de cachaças produzidas na Paraíba compõe o ranking das 200 melhores do país elencadas no livro “200 anos – 200 cachaças – a evolução da cachaça, da Independência aos dias de hoje, contada em 200 rótulos”, publicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que homenageia o bicentenário da Independência do Brasil.
O livro traz a história da cachaça, linha do tempo, um manual de degustação e a evolução do mercado da cachaça contada por meio de uma lista com 200 rótulos, elaborada por quatro especialistas: Andréia Gerk, Milton Lima, Luiz Arkhan e Jairo Martins. A ideia é mostrar a importância da bebida genuinamente brasileira como um dos mais significativos representantes da nossa identidade, sua contribuição cultural, social e econômica ao longo da história do país.
“Muito feliz em ver as instituições governamentais dando ênfase a qualidade do produto cachaça”, pontua o engenheiro químico Thiago Henrique Baracho, responsável técnico da Cachaça Triunfo e presidente da Associação dos Produtores de Cachaça de Areia (APCA/PB). Para Thiago, o livro é um “bom caminho para melhorar a imagem deste produto, símbolo nacional que gera emprego e renda trazendo desenvolvimento para várias regiões do Brasil”.
A Cachaça Triunfo foi criada em 1994 por Maria Júlia e Antônio Augusto Baracho, concretizando o sonho de terem uma produção de qualidade da bebida no município paraibano de Areia. A cidade é conhecida como a capital paraibana da cachaça.