João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.55ºC
IBOVESPA 158457.48
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
20ª edição do Fest Aruanda começa nesta quarta (3) em João Pessoa
03/12/2025 / 12:36
Compartilhe:
20ª edição do Fest Aruanda abre hoje (3) com filmes, debates e programação multicultural – Foto: Divulgação/Fest Aruanda

O Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro e Internacional inicia, nesta quarta-feira (3/12), sua 20ª edição em João Pessoa, reunindo grandes nomes da cultura nacional, dezenas de filmes, debates, lançamentos literários e apresentações musicais — incluindo um show especial de Sidney Magal. A programação segue até o dia 10 de dezembro, com atividades gratuitas no Manaira Shopping, no Busto de Tamandaré e no Hotel Aram.

A abertura oficial acontece às 18h30, na Cinépolis do Manaira Shopping, com o lançamento do livro “Lula – Volume 1”, de Fernando Morais. Em seguida, às 20h, ocorre a solenidade que marca a estreia na Paraíba do documentário musical “Ary”, dirigido pelo cineasta André Weller. O filme revisita a obra do compositor Ary Barroso e é narrado em primeira pessoa pelo ator Lima Duarte. A produção já passou por festivais como o Festival do Rio e a Mostra de Cinema de São Paulo, onde teve destaque.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp

Programação multicultural

Ao longo dos oito dias de festival, o público terá acesso a sessões de cinema ao ar livre, debates, conferências e mostras competitivas. As exibições acontecem simultaneamente no Manaira Shopping e no Busto de Tamandaré, que mais uma vez recebe atrações musicais e homenagens.

Na sexta-feira (5), o destaque é a exibição do documentário “Me Chama Que Eu Vou”, sobre a trajetória de Sidney Magal. Logo após, o cantor sobe ao palco do Busto para o show Baile do Magal, um dos momentos mais aguardados desta edição.

Entre os debates, chamam atenção a mesa sobre o filme “Ary” com o diretor André Weller, discussões sobre política cultural com a deputada Jandira Feghali e uma série de encontros com diretores e produtores de obras exibidas ao longo do festival.

O evento também abre espaço para produções internacionais, sessões infantis, oficinas e homenagens, incluindo o Troféu Aruanda para Jandira Feghali pelos cinco anos da Lei Aldir Blanc e uma grande celebração aos 90 anos de música e poesia de Geraldo Vandré na cerimônia de encerramento.

Destaques das mostras competitivas

As mostras “Sob o Céu Nordestino” e “Nacional” exibem dezenas de curtas e longas de diferentes regiões, reforçando o caráter formador e plural do Fest Aruanda. Entre os títulos estão “Valéria di Roma”, “Batguano Returns – Roben na Estrada”, “Outono em Gotham City”, “Honestino”, “Samba Infinito” e muitos outros.

No domingo (7/12), a Sessão Cine Aruandinha leva ao público infantil a animação “Missão Pet”. Já a Mostra Internacional reúne produções e universidades parceiras da China, Portugal, Alemanha e Estados Unidos.

Encerramento

No dia 10 de dezembro, o festival promove debates finais com diretores, a mostra de curtas produzidos por alunos da rede estadual e a Sessão Avant Première Paris-Paraíba, reunindo filmes de jovens realizadores paraibanos que vêm ganhando visibilidade nacional e internacional.

A cerimônia de encerramento, às 19h30, celebra os vencedores das mostras competitivas e presta homenagem ao compositor Geraldo Vandré.

A programação completa pode ser conferida nos canais oficiais do festival.