João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 22ºC
IBOVESPA 124645.58
Euro 5.5328
Dólar 5.1589
Peso 0.0059
Yuan 0.712
Setor de manufatura da Jamaica exercerá importante papel na recuperação econômica
30/08/2021 / 23:04
Compartilhe:

KINGSTON, Jamaica 30/8/2021 –

O setor de manufatura da Jamaica tem mostrado resiliência durante a pandemia da COVID-19, com o país presenciando desenvolvimentos positivos em setores como produtos químicos e cosméticos.

Fabricantes aproveitaram novas oportunidades para exportar para países que tiveram interrupções nas suas cadeias de suprimentos. Isso levou a um aumento na produção de itens como produtos químicos de limpeza, desinfetantes, máscaras e produtos farmacêuticos sem receita para atenderàdemanda local e internacional. A Jamaica espera que esta expansão na manufatura contribua significativamente para seus esforços de recuperação econômica nos próximos cinco anos.

Estes desenvolvimentos apoiam a meta da ilha para ser uma líder de manufatura na região. Seu governo vem destacando o setor como uma área para crescimento com uma variedade de possibilidades existentes, e a Jamaica possui uma localização estratégica, com fácil acesso a importantes mercados como os Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Mercado Comum e Comunidade do Caribe (CARICOM) e América Latina.

A Jamaica possui um dos setores de manufatura mais diversos no Caribe, desde gigantes de manufatura baseada em alimentação como a GraceKennedy Limited e a Jamaica Producers Group, a um crescente setor de “beleza limpa” com empresas como a Ettenio e a Irie Rock fabricando produtos de cuidados dos cabelos e da pele para consumidores locais e internacionais.

A fabricação de equipamentos médicos, eletrônicos, materiais de construção e adequação e montagem de produtos são outras atividades realizadas na ilha. A manufatura de contrato também é uma área em expansão, com empresas procurando utilizar a ilha como sua base de manufatura e exportação. A Jamaica se beneficia de acesso preferencial ao mercado para diversas regiões através de acordos de comércio, reforçando ainda mais sua posição como uma localidade ideal para manufatura de contrato.

Desenvolvendo esta forte tradição de manufatura, a agência de promoções de comércio e investimentos da Jamaica, a JAMPRO, afirma que o cenário está pronto para que mais indústrias cresçam, mesmo com as restrições criadas pela pandemia.

Diane Edwards, presidente da JAMPRO, explicou: “Os jamaicanos são criativos, inovadores e comprometidos, e por este motivo nosso setor de manufatura continua encontrando novas maneiras para desenvolver produtos que estão em demanda. Existem dificuldades, mas também oportunidades, por isso o governo vem trabalhando para fornecer a este setor o apoio necessário para prosperar durante a pandemia”.

Na JAMPRO, essa assistência incluiu envolver fabricantes e investidores para produzirem mais bens de valor agregado. A organização possui iniciativas contínuas de negócios que entregam serviços de combinação de negócios e facilita o processo de integração e a promoção de projetos de investimentos.

Em colaboração com a Jamaica Manufacturers and Exporters Association Limited (JMEA), a JAMPRO também oferece educação e conscientização sobre importantes assuntos como incentivos, a estrutura da Zona Econômica Especial (Special Economic Zone, SEZ) e acordos de comércio regionais e globais favoráveis aos produtos fabricados na Jamaica. O foco é aumentar as oportunidades para que pessoas façam negócios na ilha.

Perspectiva positiva para manufatura

Com as recentes tendências globais de fabricação nearshore e consumo aumentado de bens, a JAMPRO prevê que mais manufatura será realizada na Jamaica.

Tendências globais de saúde e estilo de vida que alimentam a produção de bens de alto valor como a Jamaican Black Castor Oil e suas derivadas, e cosméticos fabricados com ingredientes naturais. De acordo com a Transparency Market Research (TMR) o mercado global de ingredientes de cosméticos, avaliado em US$ 30 bilhões em 2020, deve alcançar um valor de mercado de US$ 51,6 bilhões até 2030.

A TMR também indica a crescente popularidade de produtos cosméticos com ervas/naturais, uma vez que estes itens são vistos como alternativas mais saudáveis. Isso cria uma excelente oportunidade para a Jamaica, que atualmente cultiva vários dos ingredientes necessários para fabricar esses produtos.

Comentando estas tendências, Berletta Henlon Forrester, gerente de manufatura e mineração da JAMPRO, afirmou: “Empreendedores podem explorar a manufatura além de alimentos e bebidas, e diversificar para saúde e beleza, embalagens e papel, além de produtos químicos domésticos. Estes setores são apoiados pela capacidade da Jamaica para fornecer uma abundância de ingredientes como bambu, mamona, cúrcuma, aloe vera e cannabis, entre outros”.

Para produzir o ecossistema ideal para o sucesso dos setores supracitados, a Jamaica está embarcando em uma estratégia nacional de crescimento da manufatura de cinco anos e está fazendo reformas no governo para facilitar a realização de negócios. Esta combinação deve promover o crescimento da manufatura e reforçar o desempenho geral do setor.

Forrester disse: “Este é o momento certo para que fabricantes e investidores ambiciosos, tanto grandes quanto pequenos, iniciem suas estratégias para a Jamaica ser o local para seus projetos de manufatura. A JAMPRO estará disponível, como sempre, para fornecer a orientação e assistência necessárias”.

SOBRE A JAMPRO

A missão da Jamaica Promotions Corporation (JAMPRO) é impulsionar o desenvolvimento econômico através do crescimento em investimentos e exportação. A JAMPRO é uma Agência do Ministério da Indústria, Investimentos e Comércio.

Para mais informações sobre a JAMPRO, acesse https://dobusinessjamaica.com/.

Siga-nos no:

Twitter

Facebook

Instagram

LinkedIn

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Integrated Marketing Communications

Tamica Parchment

[email protected]

Tel.: 876-978-7755

Fonte: BUSINESS WIRE