João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 29.12ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.1026
Dólar 5.7947
Peso 0.0058
Yuan 0.8012
Benchmarking de reconhecimento facial destaca as métricas utilizadas pelos grandes players do mercado
10/09/2021 / 14:30
Compartilhe:

São Carlos/SP 10/9/2021 – Com a necessidade de isolamento e um mundo cada vez mais moderno, e com pressa, o reconhecimento facial é a tendência do momento.

O trabalho traz uma análise detalhada, com o comparativo que proporciona saber qual é o melhor recurso de biometria facial para soluções tecnológicas

Já faz um tempo que as senhas e padrões para acessos têm perdido lugar. Isso porque, as autenticações de identidade digital estão ganhando o caminho para atender a dois anseios dos consumidores: segurança e praticidade.

E o que pode ser mais seguro do que características intrínsecas, únicas e dificilmente copiadas? Assim, as características biométricas têm focado no que “o usuário é” e não no que “ele tem”. Primeiro, foi visível o uso geral de biometria digital. Mas com a necessidade de isolamento e um mundo cada vez mais moderno, e com pressa, o reconhecimento facial é a tendência do momento.

No entanto, ainda paira o questionamento sobre os pontos de segurança e assertividade. O que deve, de fato, ser considerado por qualquer empresa que deseja desenvolver soluções com reconhecimento facial.

Pensando nisso, a empresa Gryfo desenvolveu um benchmarking com as principais métricas em biometria facial, elencando conceitos e exemplos desses pontos que podem comprometer as taxas de sucesso dessa tecnologia.

Entendendo o crescimento

A solução inclui diversas tarefas, realizando a identificação através do aprendizado de máquina, inteligência artificial e visão computacional. Essas características têm proporcionado soluções assertivas, modernas e capazes de aumentar a competitividade.

Em consequência, a procura por plataformas de reconhecimento facial só cresce. Uma !link pesquisa feita pela Juniper Research mostrou que pelo menos 1,4 bilhão de pessoas utilizarão o sistema de biometria facial até 2025. A projeção é ainda maior para os anos seguintes.

As métricas

Com o crescimento da tecnologia também surgem as necessidades de entender seus principais pontos. Para o benchmarking de reconhecimento facial, a Gryfo considerou as seguintes métricas:

Confiança: a confiança diz respeito à probabilidade de que o reconhecimento facial esteja correto;

Cobertura: indica o alcance do reconhecimento facial. Se refere a quantidade de rostos que foram reconhecidos e quantidade dos que não foram;

Erro: revela a taxa de erro na amostragem, tendo ligação com os resultados de “falso positivo” e “falso negativo”;

Precisão: mede a taxa de acerto do sistema de reconhecimento facial, determinando que quanto maior for a taxa de precisão menor serão os falsos resultados.

A partir dessas métricas, foi feito um comparativo entre empresas durante 18 dias, dedicando uma parte para o levantamento de dados da empresa chamada de A1, outra parte para a A2 e uma outra parcela para a Gryfo.

O conjunto de dados foi utilizado em duas categorias. A primeira para a análise em um viés racial/étnico. O segundo foi com caráter interno, em uma empresa no município de São Carlos/SP.

A preparação da base de dados para o benchmarking de reconhecimento facial contou com a análise de plataformas diferentes de três distintas organizações: A Gryfo, e outras duas gigantes do setor, líderes de mercado, as quais foram analisadas em 3 cenários de forma imparcial:

1 – Reconhecimento 1-N, todos cadastrados;

2 – Reconhecimento 1-N, parcialmente cadastrado;

3 – Teste de cobertura.

Resultados

No benchmarking, o modelo da Gryfo foi o único que apresentou resultados satisfatórios, independente do cenário submetido. Por sua vez, o A1 teve um desempenho inferior no cenário de precisão para público parcialmente cadastrado. E cada uma das duas versões do A2 também apresentaram falhas nos demais cenários.

A pesquisa funciona como uma ótima ferramenta para entender como analisar soluções inovadoras, antes de levá-las até o negócio. Para estabelecer tais critérios e entender melhor, como escolher plataformas de qualidade, a empresa disponibilizou o estudo completo no link.

Website: http://gryfo.com.br