João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 36.3ºC
IBOVESPA 130434.64
Euro 6.1083
Dólar 5.5999
Peso 0.0057
Yuan 0.7904
Em retomada, cidade de Olímpia prevê recebimento de seis milhões de turistas
14/09/2021 / 09:22
Compartilhe:

Goiânia, Goiás 14/9/2021 –

Segunda maior estrutura hoteleira do Estado de São Paulo, o município ultrapassa o marco de 30 mil acomodações

Segundo a Pesquisa de Ocupação Anual da Secretaria de Turismo de São Paulo, em 2019, a cidade alcançou o marco de três milhões de visitantes. Já em 2020, o setor foi prejudicado devido ao coronavírus, mas de acordo com a pesquisa da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), no último ano, cerca de 96% dos brasileiros que optaram por viajar, escolheram destinos dentro do próprio país. Desse modo, a prefeitura do Distrito Turístico estima a retomada com o recebimento de cerca de seis milhões de visitantes para os próximos anos. 

Olímpia está situada sobre o aquífero Guarani, possuindo mais de 55 mil habitantes. É reconhecida como a segunda maior estrutura hoteleira do Estado de São Paulo, atrás apenas da capital. O turismo representa cerca de 55% da economia da cidade e conforme a prefeitura, o crescimento econômico é decorrente da chegada de resorts para atender a demanda gerada pelos parques aquáticos locais. De acordo com o prefeito Fernando Cunha, após a inauguração do Solar das Águas, o município ultrapassa o marco de 30 mil acomodações, destaque importante para essa retomada econômica após a pandemia. 

“Com a inauguração do Solar das Águas, temos o maior resort em número de leitos do Brasil e, juntamente com outros investimentos do poder público e da iniciativa privada, vamos fortalecer Olímpia como um dos principais destinos do país. A condição de Distrito Turístico que nos foi concedida também reforça este potencial, elevando o município a uma categoria mais ampla, com maior representatividade na tomada de decisões e mais investimentos dedicados à evolução do turismo em Olímpia e região”, destaca o prefeito.

De acordo com o diretor do Grupo ABL Prime, Fernando Fonseca, responsável pela entrega do Solar das Águas, o complexo conta com capacidade de até seis mil pessoas e teve um investimento total de 435 milhões de reais. “O empreendimento contribui ativamente com seus mil apartamentos para o crescimento da cidade de Olímpia, aumentando o número de acomodações para turistas, gerando empregos à população local e auxiliando no giro do capital”, ressalta.

Conforme a prefeitura do Distrito Turístico, os parques ao ar livre são boa escolha na decisão dos visitantes para o período após a covid-19. Além disso, o município ainda vai inaugurar até o final de 2021, o Museu de Cera e o Bar de Gelo, atrações que vão ajudar a elevar ainda mais o turismo local. Outra vantagem será a construção do aeroporto local, que facilitará a entrada de turistas do Brasil e do mundo. A previsão de entrega é para o ano de 2026.

 

Como tudo começou

Na década de 50, a Petrobrás procurava por petróleo no solo de Olímpia e acabou encontrando águas quentes. Já nos anos 80, a Paulipetro insistiu em continuar a procura pelo combustível e não obteve sucesso, encontrando apenas águas termais e desse modo, os empresários da cidade identificaram as possibilidades em empreendimentos aquáticos, surgindo assim o Thermas dos Laranjais – maior parque aquático da América Latina e o terceiro mais visitado do mundo. Ao passar dos anos o município ganhou novas atrações

Website: http://www.ablprime.com.br