João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 36.17ºC
IBOVESPA 128007.64
Euro 5.3989
Dólar 5.0081
Peso 0.0058
Yuan 0.693
Príncipe William anuncia 15 finalistas para o ano inaugural do Earthshot Prize de £50 milhões
20/09/2021 / 10:46
Compartilhe:

LONDRES 20/9/2021 –

O prêmio Earthshot Prize anunciou hoje sua primeira lista de 15 finalistas, cada um com a oportunidade de receber £1 milhão para apoiar suas soluções ambientais inovadoras aos maiores desafios enfrentados pelo planeta.

O Príncipe William afirmou: “Mais de meio século atrás, o programa ‘Moonshot’, do presidente Kennedy, uniu milhões de pessoas em torno do objetivo de iràlua. Com essa inspiração em mente, o Earthshot Prize visa mobilizar a ação coletiva em torno de nossa capacidade única de inovar, solucionar problemas e reparar nosso planeta.

“Tenho a honra de apresentar os 15 inovadores, líderes e visionários que são os primeiros finalistas do Earthshot Prize. Eles estão trabalhando com a urgência necessária nesta década decisiva para a vida na Terra e inspirarão a todos nós com seu otimismo em nossa capacidade de enfrentar os maiores desafios da história humana.”

Lançado pelo Príncipe William e pela The Royal Foundation em outubro de 2020, o Earthshot Prize é o prêmio ambiental global de maior prestígio da história. Assim como ocorreu com o “Moonshot” do presidente John F. Kennedy há quase 60 anos, o prêmio visa desencadear uma onda inédita de inovação e liderança para enfrentar nossos maiores desafios ambientais. O Earthshot Prize será concedido todos os anos durante a próxima década, descobrindo um total de 50 vencedores.

Cinco desses 15 finalistas ganharão £1 milhão em financiamento para as melhores soluções dos cinco objetivos traçados pelo prêmio: Proteger e restaurar a natureza, Limpar o ar que respiramos, Recuperar os oceanos, Construir um mundo sem resíduos e Corrigir o nosso clima. Os vencedores serão anunciados durante uma cerimônia de premiação em 17 de outubro no Alexandra Palace de Londres, transmitido no Reino Unido pela BBC One e mundialmente pelo Discovery+.

Os finalistas do Earthshot Prize edição 2021 são:

Proteger e restaurar a natureza:

Pole Pole Foundation, República Democrática do Congo

Um modelo de conservação inspirador liderado pela comunidade que protege os gorilas e os meios de subsistência locais.

A República da Costa Rica

Um esquema pioneiro que paga aos cidadãos locais para restaurar os ecossistemas naturais que levou ao renascimento da floresta tropical.

Restor, Suíça

Uma plataforma on-line inovadora que conecta e capacita projetos de conservação locais.º

Limpar o ar que respiramos:

The Blue Map App, China

O primeiro banco de dados ambiental público da China que permite aos cidadãos obrigar os poluidores a prestar contas.

Takachar, Índia

Uma tecnologia pioneira para criar produtos lucrativos a partir de resíduos agrícolas e acabar com a queima de safras.

Vinisha Umashankar, Índia

Uma ativista e inovadora de 14 anos que projetou um carrinho de engomar movido a energia solar com potencial para melhorar a qualidade do ar em toda a Índia.

Recuperar os oceanos:

Coral Vita, Bahamas

Um avanço verdadeiramente inovador na produção de corais que pode restaurar os recifes de coral moribundos do mundo.

Living Seawalls, Austrália

Painéis de paredão inovadores e replicáveis que devolvem a vida marinha às defesas do mar costeiro.

Pristine Seas, EUA

Um programa de conservação global sem precedentes que protege 6,5 milhões de quilômetros quadrados dos oceanos do mundo.

Construir um mundo sem resíduos:

Centros de resíduos alimentares da cidade de Milão, Itália

Uma iniciativa em toda a cidade que reduziu drasticamente o desperdício ao mesmo tempo que combate a fome.

Sanergy, Quênia

Uma solução de saneamento circular que converte os dejetos humanos em produtos seguros para os agricultores locais.

WOTA BOX, Japão

Uma pequena estação de tratamento de água que transforma 98% das águas residuais em água limpa.

Corrigir o nosso clima:

AEM Electrolyser, Tailândia/Alemanha/Itália

Uma engenhosa tecnologia de hidrogênio verde desenvolvida para transformar o modo como fornecemos energia às nossas casas e edifícios.

Reeddi Capsules, Nigéria

Cápsulas de energia movidas a energia solar que tornam a eletricidade acessível e acessível em comunidades com pouca energia.

SOLbazaar, Bangladesh

A primeira rede de intercâmbio de energia peer-to-peer do mundo em um país na linha de frente das mudanças climáticas.

Todos os 15 finalistas receberão suporte dos membros da Aliança Global do Earthshot Prize, uma rede inédita de empresas do mundo inteiro que ajudará a dimensionar suas soluções para obter um grande impacto.

Destes 15 finalistas, os cinco vencedores serão selecionados pelo Conselho do Earthshot Prize, uma equipe diversificada de indivíduos influentes que inclui: Sua Alteza Real o Príncipe William, Sua Majestade a Rainha Rania Al Abdullah da Jordânia, Sir David Attenborough, Ngozi Okonjo-Iweala, Indra Nooyi, Shakira Mebarak, Christiana Figueres, Luisa Neubauer, Cate Blanchett, Yao Ming, Daniel Alves da Silva, Ernest Gibson, Hindou Oumarou Ibrahim, Jack Ma e Naoko Yamazaki.

Na preparação para a cerimônia de premiação que ocorrerá em 17 de outubro, a BBC e a Discovery lançarão uma série de documentários em 5 partes, intitulada “THE EARTHSHOT PRIZE: REPAIRING OUR PLANET”, apresentando os membros do Conselho do Earthshot Prize, entre os quais estão o Príncipe William, Shakira Mebarak, Daniel Alves da Silva e Sir David Attenborough.

Para mais informações sobre os finalistas e o Earthshot Prize, acesse: www.earthshotprize.org, e-mail Claire Straw: [email protected], Baixe o conteúdo para a imprensa aqui.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Claire Straw:

[email protected]

Fonte: BUSINESS WIRE