Cercado de riquezas naturais, culturais, gastronômicas e arquitetônicas, no meio do brejo paraibano, entre terras que possuem fontes, balneários aquáticos, vales, riachos com cachoeiras e clima europeu. Esse é o cenário do 2º Festival Sesc Paraíba de Música, que retorna à Areia e acontece ao longo de toda esta semana no município, cidade natal do pintor Pedro Américo, do escritor José Américo de Almeida e da Cachaça Triunfo.
De 27 de maio a 01 de junho, a histórica cidade vira palco do evento de música clássica e popular, realizado pelo Sistema Sesc/ Fecomércio/ Senac, com apoio da prefeitura municipal de Areia e do Instituto Cultural Paraíba.
O projeto recebe alunos e convida mestres da música de todo o país para uma semana de estudos e ensaios, promovendo a formação de plateia e o engajamento musical dos estudantes. No total, são 50 alunos de música selecionados, da Paraíba e outros estados, em estágio avançado de instrumento (violoncelo, violino, viola, contrabaixo, flauta, clarinete, saxofone, trompete ou trombone), para participação nos cursos de prática de conjunto e música de câmara, com feras da música instrumental do país.
Os selecionados passam a semana entre aulas e ensaios com os professores e regente, e a culminância do projeto é uma apresentação de todos eles no palco montado no palco principal.
Receba as notícias do F5Online no WhatsApp
Além das aulas, há uma programação cultural desenvolvida na cidade durante toda a semana, com apresentações de música, dança e exposição artística.
Entre as atrações musicais estão Parahyba Ska Jazz, Isabella Perazzo, Camerata Parahyba, Orquestra Sinfônica da Paraíba, IAMAKÁ, Kevin Ndjana, Orquestra da UFPB, Arnno, Zé Filho, Coral Municipal de Areia, Renata Arruda, Orquestra Acadêmica montada pelos alunos do festival, além de concertos especiais de estudantes e professores.
São três os espaços do festival: Palco Principal (Calçadão João Cardoso), Palco Minerva (Teatro Minerva) e Exposição de Arte Naif (Espaço da Cultura e Arte Horácio de Almeida).
“Tem uma coisa nova nesse ano. O ano passado, o festival era feito unicamente com alunos de corda, de violino, violoncelo, contrabaixo, viola. E esse ano a gente vai ter uma orquestra completa, vai ter alunos de flauta, de clarinete, trompete, trombone, então a gente vai ter uma orquestra inteira que vai tocar, isso já é uma coisa fantástica“, afirma o maestro Lanfranco Marcelletti Jr. que segue como diretor artístico do Festival Sesc Paraíba de Música.