23.1 C
João Pessoa
20.9 C
Campina Grande
11.5 C
Brasília

3 iniciativas que colocam estudantes como protagonistas dos estudos

Especialista da BYJU'S FutureSchool mostra como as novas tendências podem tornar a experiência de aprendizado divertida e única

Desde que a pandemia gerou a transição da sala de aula para os lares, muitos segmentos precisaram se adaptar, em especial o da educação e, com isso, surgiram novas formas de aprender e educar.

Para Roberto Moreno, diretor pedagógico da BYJU’S FutureSchool, edtech em educação interativa online, a nova realidade trouxe a oportunidade de adotarmos tendências digitais no Brasil. “A tecnologia educacional se concentra na conectividade, versatilidade e aprendizado direcionado ao aluno”, diz.

Leia Também

Confira abaixo a lista do executivo com as principais iniciativas de aprendizado que colocam os estudantes em destaque.

Novas metodologias de ensino

Técnicas como a gamificação, projetos e programação inseridas no ensino podem estimular a criatividade e proporcionar mais autonomia aos estudantes. “Certificar que a criança pode ser dona do seu próprio método de aprendizado vai muito além de aprender o conteúdo da escola. A gamificação no contexto educacional, por exemplo, tem sido cada vez mais utilizada em demandas de salas de aula. É um processo atraente que envolve os pequenos na hora de estudar”, afirma Moreno.

Incorporação de diferentes estilos de aprendizagem

Caderno, livro e agenda. Para quem não dispensa o mundo offline, as tecnologias chegaram para agregar e não para delimitar o processo de aprendizado, do mesmo modo que a educação online complementa as aulas presenciais.

“A aplicabilidade das ferramentas digitais pode ajudar a melhorar a comunicação entre alunos e professores. Com o avanço da tecnologia, as salas de aula agora recebem um ambiente de aprendizado que vai além do mundo físico, permitindo que professores possam explorar mais recursos digitais multissensoriais que suportam estilos de aprendizagem visuais, auditivos e cinestésicos”, ressalta o executivo.

Abertura à experimentação

A oportunidade de experimentar é fundamental para qualquer iniciativa. Para que as novas metodologias de ensino sejam envolventes, os pequenos estudantes devem se sentir parte.

“Oferecer aula teste é uma ótima maneira de garantir engajamento e motivação aos alunos. Assim, o processo de aprendizagem pode se tornar mais fácil com essa abordagem”, finaliza Moreno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Pastor da primeira-dama Michelle Bolsonaro declara apoio a Sérgio Queiroz

O pré-candidato ao Senado pelo PRTB, Sérgio Queiroz, recebeu mais um apoio nacional. O pastor da primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, Josué Valandro...

7 carros que serão lançados no Brasil ainda em 2022

Mesmo com restrições causadas pela pandemia, 2021 teve lançamentos “de peso” ao longo do ano, como os SUVs Fiat Pulse, Toyota Corolla Cross, Jeep...

Juliette vira personagem de jogo online desenvolvido por estudante paraibano

“Tenho trabalhado cerca de 6 horas por dia no jogo, todos os dias. Criando o conceito, desenhos, animações, programação e gravando, editando pra postar no Instagram. [Na vida real] é lógico que ela vai sair campeã da casa, a quantidade de cactos [apelido dos fãs da participante] só vai aumentar e ela vai continuar sendo o fenômeno que é, mesmo após o fim do programa”, explica o estudante. 
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#