Começa nesta sexta-feira (12/1) em João Pessoa a 37ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que neste ano terá como tema “Quilombo, arte à flor da pele”, em referência aos povos quilombolas do estado.
O evento acontece até o dia 4 de fevereiro, com horário de funcionamento das 15h às 22h, ocupando uma área de quase seis mil metros quadrados no estacionamento do Hotel Tambaú.
Cerca de 600 artesãos devem expor suas produções no espaço, incluindo artigos em cerâmica, trançado, tecelagem e pintura.
A entrada do público é gratuita, mas os visitantes podem ajudar com a doação de um kg de alimento não perecível, cujo montante arrecadado será doado.
A abertura oficial, às 18h, contará com a presença do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França.
Para a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico e membro do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Rosália Lucas, a homenagem aos quilombolas da Paraíba no evento é uma forma de levar à população o conhecimento da arte produzida nessas comunidades, que mostra a identidade, diversidade e riqueza cultural presente no estado.
“São pessoas que merecem ser exaltadas e, muitas vezes, estão escondidas nos sítios, muitas comunidades encrustadas em locais ermos. A gente quer trazê-los para uma vitrine, como é o Salão do Artesanato, com a dignidade que eles merecem para que mostrem seus produtos e aumentem a qualidade de vida”, afirma a gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez.