O Coletivo de Mulheres Artistas Anaydes promove, nesta sexta-feira (18), das 15h às 23h, na Praça Anthenor Navarro, no Centro Histórico de João Pessoa, a terceira edição do Festival Anaydes. O evento tem como tema ‘Baile de Máscaras’, com o objetivo de incentivar o cuidado e a prevenção à Covid-19 com muita arte.
O festival terá espaço para venda de artesanato e comida, exposições artísticas, debates, batalha de Slam (modalidade de poesia marginal falada em roda que acontece geralmente em forma de batalha entre seus expoentes), palhaçaria e apresentações das cantoras Nathália Bellar, Vitória Ohara, Sinamonis e Lua Isa. As apresentações musicais e de dança ocorrerão no interior do Centro Cultural Espaço Mundo, que fechou parceria com o coletivo.
Além de evidenciar a figura da poeta Anayde Beiriz, o festival busca levantar um debate sobre o lugar das mulheres trabalhadoras da arte na Paraíba, a falta de paridade de gênero nos espaços culturais e os frequentes casos de apagamento e abuso dessas trabalhadoras.
O Coletivo de Mulheres Artistas Anaydes surgiu no ano de 2019, como núcleo do Movimento de Mulheres Olga Benario, um movimento de mulheres da classe trabalhadora que tem como ideal o fim da exploração de gênero e do sistema capitalista.