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4 coisas que todo pequeno negócio precisa para deslanchar
09/08/2023 / 16:08
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Veja quais estratégias adotar para que a sua pequena empresa alcance mais vendas

Quer saber como fazer o seu negócio decolar, mas não sabe por onde começar? Então confira nossas dicas até o final! Começar um negócio do zero é um desafio e tanto, ainda mais quando não temos tantos conhecimentos sobre marketing digital básico para que a sua empresa cresça com qualidade e se mantenha em uma posição elevada por mais tempo.

Pequenos negócios: o que é importante saber?

Geralmente, os pequenos empresários encontram grandes desafios para fazer com que a empresa tenha um crescimento exponencial. Por não terem uma equipe de apoio com profissionais qualificados, assim como nas companhias de grande porte e por serem os próprios administradores de tudo referente ao negócio, muitos encontram dificuldades para expandir a marca devido à escassez de conhecimentos adequados.

Por essa razão, um erro comum entre eles é acreditar que ao aumentar o número de vendas significa que ocorreu o crescimento do negócio. Na verdade, essa ideia está ultrapassada, pois vender mais por pouco tempo, é assinar a duração da sua empresa.

Isso porque o objetivo principal, atualmente, é tomar todas as ações para garantir que o negócio sobreviva, permanecendo em destaque a longo prazo. Só assim conseguirá que ele tenha um crescimento saudável. 

Para sua marca deslanchar, tudo começa com um bom planejamento e gestão financeira para tornar o seu negócio rentável. Entretanto, para isso, apostar nas ferramentas digitais é essencial, saber como utilizá-las vai ajudar na otimização dos processos de gestão e divulgação.

Logo, não há uma fórmula pronta para o sucesso, há muito foco e determinação, persistir constantemente fará que a sua loja se torne lucrativa. Não importa se é um pequeno negócio, o fundamental é que as ideias sejam grandes. Assim, se você tem a vontade de abrir um negócio, mas não sabe quais caminhos percorrer para empreender, conheça:

  • o que falta para atender as necessidades do público;
  • pesquisas sobre se há muita concorrência para seu negócio;
  • levantamento dos gastos para colocar em prática;
  • se o seu hobby pode se transformar no seu trabalho;
  • quais produtos as pessoas sentem dificuldade ou falta pela região.
  • estudos sobre empreendedorismo.

Portanto, não espere perfeição no início para começar o seu empreendimento, com o tempo vai aperfeiçoando.

4 ferramentas para ajudar seu negócio a decolar

Para um negócio bem-sucedido, seja ele grande ou pequeno, o marketing digital é um alinhado para tornar a sua marca conhecida, atrair mais clientes e alavancar as vendas. Por isso, usufrua de todas as vantagens que as plataformas virtuais podem trazer.

Site

O site ajuda a ter mais credibilidade no meio virtual. Por isso, investir em um e fazer também um blog para gerar tráfego orgânico vai atrair mais o público para sua página de vendas. Já que ele oferece conteúdos relevantes que solucionem as dúvidas das pessoas, mas que estejam alinhados à proposta da empresa. 

Dessa forma, ao realizar pesquisas acerca da palavra-chave no Google, o seu blog aparecerá para outros usuários. É importante colocar na página:

  • os detalhes da sua empresa;
  • os produtos/ serviços da empresa;
  • os cases, ou seja, a opinião dos clientes que foram atendidos;
  • blog para atrair os curiosos sobre algum assunto que a empresa ofereça a solução;
  • contatos que podem ser por e-mail ou Whatsapp.

Google Meu Negócio

Mesmo os pequenos empresários devem fazer uso dos recursos básicos e gratuitos de divulgação. Um deles é o Google Meu Negócio. Com ele, é possível disponibilizar dados para aparecer em um pequeno espaço. Essas informações são vistas quando o cliente pesquisar no Google sobre a empresa. Para isso, basta ir ao Google Meu Negócio e preencher:

  • nome da empresa;
  • site;
  • localização;
  • avaliações de outros clientes;
  • horário de atendimento;
  • número de contato.

Redes sociais

É inegável a importância de estar presente nas redes sociais atualmente. O Instagram é uma vitrine virtual para tornar sua empresa e seus produtos conhecidos, assim como o Facebook, Linkedin (especialmente se sua empresa for B2B), Tik Tok e Youtube. Logo, encontre a plataforma que seu público maior está acompanhando o seu negócio e dê foco a esse meio de comunicação. Sempre deixe visível:

  • a foto do perfil;
  • a biografia encaminhando para o site;
  • os destaques para detalhar os tópicos e organizar os posts;
  • as publicações no feed e nos stories, engajando os seus seguidores.

Canal de comunicação

O e-mail ou Whatsapp é uma maneira de obter um contato do seu potencial cliente. Dessa forma, ajuda a empresa sempre a mantê-los informados sobre as novidades, produtos, promoções, mensagens de aniversário, entre outras. Quando um cliente fornece um contato, mostra interesse dele na sua marca, por isso, fazer a abordagem correta pode torná-lo um cliente e fidelizá-lo.