João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 35.1ºC
IBOVESPA 128508.67
Euro 5.4528
Dólar 5.0723
Peso 0.0058
Yuan 0.7005
4 cuidados para evitar acidentes no chão de fábrica
03/11/2022 / 17:34
Compartilhe:

Quando se trata de aumentar a segurança no chão de fábrica, já existem diversos recursos tecnológicos que ajudam a proteger os funcionários e garantir um ambiente de trabalho mais tranquilo e produtivo. Veja 4 exemplos

Quando uma indústria adota medidas preventivas contra acidentes no seu chão de fábrica, tais investimentos garantem um trabalho muito mais produtivo por parte dos funcionários, além de ser mais seguro e organizado.

Para tanto, não importa o tipo de indústria, muitos equipamentos podem apresentar perigos a quem os manuseia. Na indústria de chapa perfurada, por exemplo, diversos maquinários são perigosos e precisam de muita atenção.

Contudo, será que a tecnologia não pode proteger ainda mais os funcionários de forma que possam trabalhar mais sossegados? A resposta é sim!

Tecnologia reduz acidentes

A chamada indústria 4.0 (modernização dos sistemas de produção e de segurança nas fábricas), revela recursos de automação e outros sistemas inteligentes que podem estabelecer uma comunicação entre todo o maquinário.

Com isso, por meio de módulos inteligentes, sensores e outros, as máquinas produzem mais rápido mas também com mais segurança, em torno das vidas que operam o maquinário.

Embora o parque industrial brasileiro tenha avançado apenas 0,2% de 2016 a 2020, segundo relatório de automação da Associação Brasileira de Automação, o constante aumento dos investimentos no setor torna o mercado da robótica mais otimista quanto à produtividade e segurança dos funcionários.    

No ranking dos países mais automatizados do mundo, o Brasil ainda ocupa a 39ª posição. Contudo, é o país que mais se destaca na preparação de mão de obra, ocupando as primeiras posições em competições internacionais do gênero. 

Neste ano de 2022, por exemplo, estudantes brasileiros da Cidade de São Caetano do Sul, venceram o prêmio Global Innovation Awards (GIA) 2022, organizado pela FIR – Federação Internacional de Robótica.

Quanto mais o país avançar, maior será a produtividade e segurança na indústria. Veja 4 ideias que podem fazer a diferença no chão de fábrica:

Recursos de automação que reforçam a segurança

Sensores Inteligentes 

O sensor de segurança tem a função de evitar o manuseio inadequado de um funcionário em uma máquina. 

Por exemplo, se o funcionário deixar uma parte do corpo em área perigosa, que possa resultar em um acidente, a máquina emite um sinal de alerta de que a operação está incorreta.

Com isso, é possível evitar um acidente mais grave. E não para por aí.

Alguns sensores podem ainda calcular quantidade de fluidos e substâncias que possam implicar em queimaduras, incêndios e outros, pondo em risco a vida de todos na fábrica.

O sistema integrado permite uma observação contínua de toda produção para evitar que algo saia do controle. Para isso, acompanha sinais na operação como luz, calor, movimento, temperatura, dentre outros que representem posição ou ato inadequado.

Módulos IO-Link

Esse recurso consiste em permitir que operadores e equipes de manutenção possa cuidar da manutenção de um maquinário à distância, sem colocar a vida em risco ou paralisar toda a linha de produção da fábrica.

São exemplos de riscos à saúde, a exposição a altas temperaturas, ambientes insalubres, maquinários que possam exalar substâncias tóxicas, além de prevenir acidentes e lesões em razão da posição durante o trabalho direto no maquinário.

Conjuntos Safety 

Consistem em linhas de segurança que reduzem os riscos de acidentes e que podem ser implementados dentro das fábricas em todos os equipamentos.

Tais sistemas fornecem dados com muita precisão sobre o trabalho executado em todas as aplicações e, quando identifica um sinal de perigo, seja por má utilização do equipamento ou posicionamento incorreto da pessoa, desliga o maquinário imediatamente. 

Cortina de Luz  

A cortina de luz de segurança, por sua vez, consiste, como o próprio nome sugere, em uma luz de infravermelho que cria um campo de segurança em torno da máquina, capaz de identificar movimentos considerados perigosos para quem opera o equipamento. 

Desta forma, evita-se utilizar grades de segurança, por exemplo, ou reduz-se problemas com panes elétricas, incêndios, curto-circuitos e outros.