João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 24.68ºC
IBOVESPA 129210.48
Euro 5.4461
Dólar 5.0744
Peso 0.0058
Yuan 0.703
4 Dicas para otimizar o seu treino de corrida
02/11/2022 / 21:22
Compartilhe:

Correr é algo que desperta a paixão de muitas pessoas. Existem diversos casos de pessoas que não gostavam muito de praticar exercícios, mas descobriu na corrida algo fascinante.  

Pessoas que nem iam à academia e depois de conhecer a corrida passaram até a correr em maratonas, algo impressionante e muito bom para a saúde. E se você é uma dessas pessoas, você provavelmente está muito empolgada e quer uma evolução rápida.

Quem é adepto desse tipo de rotina sabe que a evolução é extremamente gratificante. Quando você perceber, estará fazendo percursos em menos tempo, ou então se sentindo menos desgastado.  

Isso tudo são sinais de evolução não apenas nos exercícios em si, como também na sua saúde, já que se o seu corpo está se tornando mais resistente, significa que você está ficando com a parte atlética melhor. 

O grande problema é que corrida não é igual um estilo de academia, onde você consegue encontrar muita informação e ajuda profissional para evoluir. Corrida é algo muito específico, e pode ser que você não consiga facilmente as melhores dicas.

Com isso, a pessoa acaba ficando presa em um mesmo lugar, sem evoluir, sem conseguir otimizar o treinamento que está fazendo. 

Isso pode ser frustrante, sim, mas não é o fim do mundo. Existem diversas maneiras de potencializar o seu treino para que você possa melhorar ainda mais nas suas corridas, e hoje estamos aqui justamente para ajudar com isso. 

Hoje vamos dedicar as melhores dicas para você que ama corrida e que quer evoluir, para que você se torne cada vez mais rápido e resistente no que você ama fazer. 

Evolua devagar

Muitas pessoas que começam a correr logo ficam emocionadas acreditando que têm o dom para isso, e que podem evoluir rápido. Com isso a pessoa vai tentar ir mais rápido, e se não tomar cuidado, pode pôr tudo a perder.

Se você correr mais o que seu corpo aguenta, você vai se cansar mais, e se você se esforçar demais enquanto está cansado, você aumenta os riscos de tropeçar, torcer o pé, e coisas do tipo, e o motivo é porque quanto mais cansados ficamos, menos atentos e mais descuidados ficamos. 

Ou seja, por querer evoluir mais rápido do que o recomendado, você pode acabar tendo uma lesão séria, o que pode tirar você das corridas por meses, e acabar com todo o progresso que você já havia feito. Tome cuidado e sinta a sua evolução acontecendo aos poucos, respeitando seu tempo.

Cuidado com as passadas

Quando você começa a entrar mais cabeça na parte teórica, você percebe que não é só sobre correr, existem vários fatores ali dentro que ajudam você a entender melhor como melhorar o seu desempenho.

E dar as passadas corretas pode ajudar muito nisso. Se você correr na passada certa, você vai gastar mais variedades, já que seu corpo vai conseguir correr mais e por mais tempo, mas tem mais.

Se você corre da maneira certa, com as passadas certas, se você garante que as tuas pernas vão estar sempre saudáveis, com o sangue circulando da maneira certa, e sem sofrer lesões que podem vir de um passo mal dado. 

Tenha bons apetrechos

Se você quer levar isso a sério, é legal que você tenha equipamentos que podem ajudar nisso. Um smartwatch pode te ajudar a monitorar seus batimentos e tempo correndo, bem como o gasto calórico.

Um bom tênis pode garantir que você tenha seus pés protegidos e sem desgaste exagerado, não te deixando com bolhas e te deixando pronto para correr em outros dias, além de poder melhorar seu desempenho também. 

E por fim, roupas leves e confortáveis, que não vão fazer com que você fique desconfortável. Roupas que não grudem no corpo quando molhadas, e que não vão fazer você superaquecer quando estiver muito sol. 

Aproveite a esteira também

As pessoas que mais gostam de correr, preferem fazer isso na rua, e o motivo é que é lá que as coisas acontecem, é lá que as corridas e maratonas acontecem, mas isso não quer dizer que você não possa aproveitar a testeira para treinar.

Principalmente nos dias de chuva, onde você não pode ir na rua, ou não quer pegar um resfriado correndo enquanto se molha. As esteiras não vão deixar com que você perca um dia de treino por conta do clima.

E se você tem acesso a esteira mais modernas, você pode simular inclinações, já que tem esteiras que inclinam e fazem você correr na subida por exemplo. uma ótima forma de se testar em um ambiente controlado, onde você não tem que voltar por aquela rua, e tudo é feito na esteira. 

Em resumo, correr pode ser muito bom para a saúde, você só precisa tomar cuidado com a forma com que você faz isso, e aproveitar sua evolução.