João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 34.4ºC
IBOVESPA 124305.57
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
4 hábitos que fazem bem à saúde
01/10/2022 / 20:16
Compartilhe:

Nos últimos tempos as pessoas têm se preocupado bastante em manter uma saúde saudável, porém às vezes pode parecer um pouco difícil criar bons hábitos para nossa mente e corpo.

Ter uma vida saudável não vai contribuir apenas com o seu corpo, mas também para sua mente, humor e consequentemente bom desempenho no trabalho também. Pessoas que não cultivam bons hábitos alimentares têm grandes chances de ter uma vida estressante e com muito desconforto.

Manter uma boa saúde é fundamental, não apenas para seu organismo, mas também pelas suas emoções e relações com as pessoas. Se você está se sentindo preguiçoso, desmotivado, com falta de bom humor e para ajudar seus exames não estão nada legais, chegou o momento de começar a criar bons hábitos para sua ter uma boa qualidade de vida.

Hábitos saudáveis nada mais são que uma rotina, que separa um tempo para uma atividade ou estilo de vida que traga vantagens para sua vida. Essa parece ser uma definição bem simples, mas que cercam dois conceitos essenciais, sendo a saúde e bons hábitos. Criar um hábito quer dizer que você precisa repetir várias vezes o mesmo comportamento até que isso vire uma rotina. 

Por exemplo, durante a semana, estamos habituados a seguir uma rotina com horários fixos para chegar e sair do serviço, e aos finais de semana, quando podemos acordar mais tarde, muitas pessoas não conseguem, pois isso está gravado em nosso subconsciente e não precisamos pensar muito para realizar as tarefas diárias, fazemos tudo no automático, pois nosso cérebro guardou essa rotina. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pessoa deve estar completamente com uma vida de bem-estar, mental, social e física, ou seja, não adianta ter somente a ausência de doenças.  O que estamos querendo dizer, é que para uma pessoa se sentir bem ela precisa estar bem com seu corpo todo, inclusive as emoções. 

Sabemos que nem sempre é possível estar alegre e entusiasmado, mas é importante que tente manter o equilíbrio das coisas. Ter saúde é um bem mais precioso que podemos ter, mas é fato que acidentes podem acontecer, com isso muitas pessoas se perguntam quanto custa um seguro de vida, pois ele tem se tornado cada vez mais essencial para mantermos todos que amamos em segurança. 

Se você deseja saber quais são os hábitos saudáveis que pode adotar e manter sua qualidade de vida, fique até o final desta leitura e saia deste artigo com pensamentos novos e comece a ter uma vida melhor. 

Ter uma boa alimentação

Claro que nossa primeira dica tem relação com melhorar seu hábitos saudáveis, quanto mais colorido o seu prato for, mais nutrientes você estará ingerindo, isso porque as cores diferentes, são também nutrientes diferentes. 

Por isso é importante que mantenha uma alimentação equilibrada, ainda mais se estiver com foco para perder alguns quilinhos, isso se torna um grande incentivo. Sabemos que as tentações do dia a dia são muitas, especialmente na rua, mas mantenha o foco e conclua seu objetivo. Para não comer alimentos inapropriados na rua durante o serviço, recomenda-se levar uma lancheira com alimentos saudáveis para passar o dia, assim não terá mais desculpas para não comer de forma saudável. 

Faça atividades físicas

Deixar de ser uma pessoa sedentária, faz com que você diminua os níveis de colesterol LDL alto, evita a obesidade, fadiga frequente e também problemas ósseos e musculares. 

Sendo assim, praticar exercícios físicos é essencial para qualquer idade, pois isso é uma prioridade para manter a saúde.

Segundo a OMS, uma pessoa adulta deve praticar de 150 a 300 minutos de atividades físicas que podem ir de moderadas a intensas toda a semana. Já as crianças a adolescentes precisam de somente 60 minutos diariamente. 

Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e o uso de drogas

Esse tipo de substância pode desencadear uma série de problemas no organismo, como, doenças no fígado e cardiovasculares, distúrbios mentais entre outros problemas.

As substâncias são completamente tóxicas para o nosso organismo, além disso, elas podem fazer com que o indivíduo fique dependente, pois causam uma passageira sensação de  prazer. Ou seja, para ter uma vida totalmente saudável, é melhor evitar ou tirar de vez essas substâncias da sua vida. 

Ir ao médico frequentemente

Antigamente as pessoas não ligavam muito com esse assunto de fazer visitas frequentes ao médico. Mas os tempos mudaram e as pessoas mudaram os pensamentos em relação a isso.

É de extrema importância que vá ao médico periodicamente para fazer exames e verificar se tudo está dentro dos conformes, além disso, ao ir ao médico sempre, é possível detectar e tratar doenças rapidamente antes que algo de mais grave aconteça, ou seja, com um diagnóstico precoce é possível evitar males maiores. 

Então, não espere sentir-se mal para ir ao médico, se programe durante o ano inteiro para fazer visitas frequentemente, ou quando o médico julgar necessário.