Sustentabilidade no campo é um tema que impacta em diversas vertentes, que vão desde a preservação ambiental até a reputação do agronegócio, e cada vez mais é um divisor de águas para quem quer se manter relevante em um mercado extremamente competitivo.
Uma das maiores tendências atuais do agronegócio, o conceito farm to fork (“da fazenda ao garfo”), criado na Europa, é um conjunto de ações e objetivos para estimular a sustentabilidade em toda a cadeia agroalimentar, que está se difundindo por todo o mundo e caminha para se tornar determinante para a atuação de empresas e produtores rurais.
Pensando nisto, o gerente de marketing da Ajinomoto® Fertilizantes, Thiago Miqueleto, selecionou dicas sobre tópicos fundamentais para a evolução do mercado do agronegócio.
A rotação favorece a redução de pragas e doenças consequentemente, proporcionando uso mais eficiente dos defensivos e aumentando a produtividade. Além disso, as características químicas, físicas e biológicas do solo melhoram, potencializando o manejo nutricional da área, que ocasiona a otimização no uso de recursos naturais na produção agrícola. “A rotação também protege o solo de impactos ambientais, reduz erosões e perdas desnecessárias de nutrientes”, explica Thiago.
Existem diversas formas para reduzir a emissão de gás carbônico nos processos de produção agrícola e, consequentemente, contribuir para a mitigação do efeito estufa e aquecimento global. Práticas como o Sistema Plantio Direto (indicado pela Embrapa para o manejo de diversas culturas, conforme artigo publicado no site: https://www.embrapa.br/busca-
“A utilização de fertilizantes como AMIORGAN® e AMINO® Plus, que são produtos obtidos por meio de fontes renováveis, gera impacto na redução de CO² e otimizam o processo de adubação”, afirma Thiago. “Os produtos proporcionam o aumento da eficiência das adubações e maximizam as operações nas fazendas, aumentando a eficiência do uso de máquinas na propriedade, que contribui para a minimização da emissão de gases do efeito estufa”.
Em relação ao uso de fertilizantes, os produtos classificados como organominerais, ao serem aplicados no solo ou nas folhas, atuam na fisiologia das plantas e estimulam processos naturais, como por exemplo, absorção, translocação e uso eficiente de nutrientes, aumento da tolerância das plantas aos estresses abióticos e trazem incrementos significativos a qualidade da produção.
“Aminoácidos como a prolina e o derivado de aminoácido glicina betaína são agentes osmoprotetores, ou seja, eles permitem que a planta armazene e retenha água em situações de baixa pluviosidade”, esclarece Thiago. “Um dos produtos da Ajinomoto® Fertilizantes é o AMINO® Proline, que está alinhado à tendência de uso consciente de água, e atua como uma vacina, preparando a planta para situações futuras de estresse”, complementa.
A cadeia produtiva precisa ser pensada como um todo, e a redução do uso de recursos naturais, como água potável, vai muito além da modernização de sistemas de irrigação.
“Para mitigar o impacto ambiental, é preciso analisar desde os fornecedores até os métodos de produção aplicados na plantação”, analisa Thiago. “A Ajinomoto do Brasil está alinhada a este objetivo, e através de tecnologias inovadoras faz o uso racional da água e energia. Além disso, os fertilizantes já saem do processo com aminoácidos em sua composição, o que garante alto valor nutritivo às plantas. Dessa forma, contribuímos para a manutenção do meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais para a produção dos fertilizantes”, finaliza.
Sobre a Divisão Agronegócios
A divisão Agronegócios foi estruturada em 2000 para produzir fertilizantes em um processo natural de fermentação microbiológica, que não agride o meio ambiente durante sua produção e nem em sua utilização no campo, se utilizado conforme a recomendação de uso. Hoje, a empresa atua no mercado de fertilizantes em diversas culturas como frutas, hortifruti e café. Atualmente, a empresa produz 14 fertilizantes que fazem parte das linhas AMINO e AJIFOL®, de foliares e de fertirrigação, e AMIORGAN®, de fertilizantes sólidos. Confira o portfólio completo de produtos, além de benefícios e soluções por culturas no site www.ajinomotofertilizantes.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,7 bilhões no ano fiscal de 2020. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 32 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.