Quer saber se o seu ar-condicionado está com problemas? Hoje, te mostramos alguns fatores que podem te ajudar a identificar a durabilidade do equipamento. Vem ver!
Não tem para ninguém: quando falamos em eletrodomésticos, o ar-condicionado surge como um dos equipamentos mais desejados entre os brasileiros. Afinal, tal opção é excelente para deixar o clima de um ambiente mais confortável, ainda mais em se tratando dos dias super quentes.
Entretanto, a verdade é que, assim como acontece com qualquer aparelho, o ar-condicionado também tem vida útil e, muitas vezes, precisa de manutenções frequentes, a fim de prolongar o seu funcionamento. Mas afinal, será que você sabe qual é o momento certo de fazer um reparo ou, quem sabe, até trocá-lo? Qual é o melhor ar-condicionado do mercado? Se a resposta for “não”, continue acompanhando o nosso post especial.
Nesta leitura, iremos explicar tudo sobre o equipamento, com dicas certeiras para que você consiga identificar os sinais e substituir o seu eletrodoméstico na hora certa. Vamos lá!
Para começar a nossa lista dos sinais que indicam quando um ar-condicionado deve ser trocado, vamos falar sobre a idade do aparelho. Isso mesmo! Atualmente, um dos grandes indicadores de que chegou o momento de substituir o eletrodoméstico é o seu tempo de vida.
Isso porque, a maioria dos equipamentos dura, em média, 10 anos. Depois desse período, é bastante provável que os moradores comecem a ter problemas com o item, já que a sua eficiência tende a ser reduzida. Portanto, fique de olho!
De uns tempos para cá, você percebeu que o seu consumo de energia elétrica aumentou significativamente? Então, este pode ser um forte indício de que o seu ar-condicionado está com problemas e precisa ser trocado. Como falamos, com o passar do tempo esses equipamentos têm a sua eficiência reduzida, ou seja, eles vão parando de funcionar gradativamente.
Ou então, acabam precisando de muito mais energia para realizar as suas funções habituais. Sabendo disso, caso note alguma mudança nos gastos da sua residência, comece a analisar se, talvez, esse aumento não pode estar relacionado ao eletrodoméstico.
Pensou que acabava por aí? Que nada! Quando falamos sobre os sinais de troca de um ar-condicionado, também devemos atentar aos barulhos feitos pelo aparelho.
Caso você comece a identificar chiados, roncos ou, até mesmo, sons que parecem com uma “trituração”, é bastante provável que o equipamento esteja apresentando algum problema em seu compressor ou motor. Nessas condições, um reparo já é o suficiente para solucionar o caso.
Contudo, se o aparelho tiver muitos anos, o custo-benefício da manutenção pode não ser tão vantajoso assim. Por isso, nesses momentos a melhor saída é optar por um produto “novinho em folha”.
Por fim, é sempre bom verificar se o seu ar-condicionado está esfriando corretamente. Em caso negativo, este é um forte sinal de que, talvez, esteja na hora de substituí-lo.
Normalmente, tal problema pode ser ocasionado por inúmeros fatores. Entre os principais deles, destacamos:
Na maioria das vezes, os reparos são simples e podem ser realizados tranquilamente. De todo modo, se for algo mais complexo, pode ser melhor trocar o aparelho por uma versão mais moderna e capaz de atender às suas necessidades do dia a dia.
Agora, aproveite o momento para compartilhar o link deste post em suas redes sociais e ajudar os seus amigos a também se atualizarem sobre o tema.