28.1 C
João Pessoa

400 VAGAS: Secretaria de Educação abre inscrições para intercâmbio; veja países

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB) lançou, nesta terça-feira (19), os editais do ‘Projeto Conexão Mundo – Estudantes’, referentes a intercâmbios internacionais que serão realizados a partir de setembro de 2022. São 400 vagas para experiências em países como Inglaterra, Escócia, País de Gales, Canadá, Espanha e Chile, nas áreas de intercâmbio linguístico, educacional e formação profissional. O evento de lançamento dos editais aconteceu na ECIT Professor Pedro Augusto Porto Caminha, em João Pessoa.

Segundo o secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, os editais estão voltados ao intercâmbio de estudantes dos cursos de inglês e espanhol, além da nova modalidade que contempla uma etapa do Programa Primeira Chance, voltado ao mundo do trabalho. “São novas oportunidades para os nossos estudantes que poderão desenvolver, cada vez mais, suas atividades em uma nova língua. Essa experiência de vivência no exterior é muito importante para os filhos da Paraíba, além da valorização do protagonismo desses nossos estudantes”, disse.

Leia Também

O projeto contempla estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino por meio da oferta de cursos de idiomas e formação continuada a partir de parcerias com instituições internacionais. A estudante Glaura Ferreira, da escola EEEF Professora Argentina Pereira Gomes, de João Pessoa, participa do projeto Conexão Mundo e foi classificada para a terceira etapa. Segundo ela, a ansiedade deu lugar à euforia ao chegar tão perto da tão sonhada viagem internacional. “Depois de todo trabalho e dedicação, estamos com aquele gostinho de ansiedade porque podemos ter a oportunidade de conhecer outros países e praticar o que já estudamos”, contou a estudante que optou pela Língua Inglesa e sonha em ser professora.

Etapas – Os editais, com previsão para publicação nesta quarta-feira (20), apresentaram quatro modalidades para inscrição: Ensino Médio no Exterior (High School); Curso de Idiomas no Exterior; Educação Profissional e Primeira Chance Internacional e podem se inscrever estudantes classificados para terceira etapa do projeto.

A primeira fase do projeto foi realizada entre os meses de janeiro e março deste ano, com a participação de 3.744 estudantes que aprenderam a Língua Inglesa e Espanhola para se classificar para segunda fase, realizada em abril e maio de 2022 com estudo dirigido e aplicação de prova de conhecimentos, em junho. Dos 1.714 estudantes aptos para segunda fase, 400 serão aprovados para a terceira e última etapa para vivenciar a experiência do intercâmbio internacional.

Conexão Mundo – é um projeto educacional da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba que dispõe sobre a promoção da cooperação internacional, da formação qualificada e estratégica e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado da Paraíba por meio do intercâmbio educacional, formação profissional internacional e demais ações.

DÊ SUA OPINIÃO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Pesquisa OPUS: João Azevedo cai e Pedro encosta. Nilvan e Veneziano empatam

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo Portal da Capital, traz os primeiros números do atual cenário da corrida eleitoral...

Instituto Opus: Ricardo Coutinho lidera primeira pesquisa para o senado na Paraíba; Efraim cresce

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo @portaldacapital, traz os primeiros números da Paraíba sobre a disputa ao Senado Federal. O levantamento realizou mil entrevistas...

Debate na Paraíba: Pedro Cunha Lima é o nome mais buscado na web durante o primeiro debate entre candidatos ao Governo

O primeiro debate para o Governo da Paraíba das Eleições 2022, realizado na noite deste domingo (7), trouxe à tona a forte disputa dos...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Ao vivo: Debate da TV Manaíra: acompanhe agora as propostas dos candidatos ao governo da Paraíba

Começou o debate com os candidatos ao governo da Paraiba promovido pela TV Manaíra, afiliada da Rede Bandeirantes de televisão. Adjany Simplício (PSOL), Antônio Nascimento...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#