João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 35.51ºC
IBOVESPA 131357.06
Euro 6.0497
Dólar 5.494
Peso 0.0057
Yuan 0.7827
5 dicas de cuidados com animais filhotes
19/05/2023 / 15:05
Compartilhe:

Alimentação e adestramento são alguns dos pontos que os tutores precisam estar atentos

Quando chega um filhotinho de cachorro em casa, é uma alegria para todos. O fato de serem fofinhos facilita que todos fiquem encantados com o novo morador e torna essa adaptação mais fácil, mas nesses primeiros meses de vida, nem tudo deve ser festa: é fundamental garantir que ele tenha uma adaptação segura e saudável em seus primeiros meses de vida.

E com isso, os tutores devem estar atentos aos principais cuidados que eles demandam. Além de comprar remédio para cães filhotes, como vermífugos, é necessário adotar uma série de outros cuidados para assegurar o bem-estar deles. Confira cinco dos mais importantes no texto abaixo.

Cuidados antes da chegada do animal

Antes mesmo da chegada do filhote na casa, já é preciso adotar alguns cuidados para que ele se adapte bem ao novo lar – e que também a casa fique preparada para isso. Vale lembrar que boa parte dos filhotes costumam ser animais bem ativos, então, é normal que eles quebrem ou danifiquem objetos ao explorar a casa.

Assim, o ideal é que qualquer objeto que possa oferecer algum risco para ele (como tomadas e fios soltos) devem ser postos longe do seu alcance. Para facilitar isso, escolha um lugar que seja tranquilo e seguro para colocar a caminha do animal, pondo o comedouro e o bebedouro próximos para que ele não precise se aventurar muito. E claro, providencie também os outros acessórios que um filhote necessita, como coleira, almofadas e brinquedos.

Alimentação

Um dos pontos mais cruciais para o desenvolvimento saudável do filhote é a sua alimentação. Nas primeiras 6 a 8 semanas de vida do animal, o ideal é que ele se alimente com ração úmida ou papinha, com porções que podem ser divididas em até cinco vezes ao dia.

Sobre qual é a ração mais apropriada para o seu filhote, vale a pena conversar com um veterinário para conseguir indicações. Essa escolha dependerá do porte da raça e da fase de vida do filhote, mas a boa notícia é que há uma boa diversidade de opções no mercado, permitindo encontrar aquela que mais se adeque às necessidades do seu novo companheiro.

Local para as necessidades do animal

Outro ponto importante nestes primeiros meses da vida do animal na nova casa é definir um local estratégico para que o filhote possa fazer suas necessidades. O ideal é que esse ponto da casa seja longe de onde as pessoas circulam com mais frequência e também da área de alimentação, tanto dos moradores quanto do animal. Esse “banheiro” deve ser de fácil acesso para o filhote, sem obstáculos para que ele possa chegar até ele.

Além de separar esse espaço, é importante que o dono eduque-o sobre onde essas necessidades precisam ser feitas. Para reforçar o adestramento, pode-se utilizar o tapete higiênico, uma alternativa que absorve fezes e elimina os odores, facilitando a higienização da casa e do animal.

Veterinário

Assim como bebês recém-nascidos devem ter, desde o começo, o acompanhamento médico, o mesmo vale para filhotes. Procurar um veterinário nessa fase da vida é fundamental para que ele auxilie o tutor sobre os principais cuidados que se deve ter com o filhote, já que ele consegue mapear quais são as necessidades que os animais têm nessa época da vida.

Isso sem contar que o veterinário irá instruir e aplicar as vacinas, vermífugos e outros medicamentos que o filhote precisa tomar no começo de sua vida. Essas medidas são fundamentais para proteger o bem-estar dele, uma vez que o seu sistema imunológico ainda não está completamente formado.

Adestramento

O adestramento para que ele entenda comandos simples, tais como “senta”, “fica”, “deita” e “vem”, também precisa acontecer enquanto ele é filhote. Esse processo ainda é mais fácil de acontecer nesse período, já que o filhote tem muito mais disposição para aprender comandos novos – e, ao contrário do animal velho, não precisa deixar de lado velhos costumes para isso.

A recomendação dos especialistas é que a rotina comece a existir desde cedo. Defina horários para acordar, comer, brincar e dormir. Outro ponto é que os filhotes costumam fazer suas necessidades logo após tomar água ou comer. Portanto, leve-o na área própria para isso assim que ele terminar, para que ele já se familiarize sobre onde deve fazer seu xixi e cocô. Utilize o método de reforço positivo e dê sinais de positivo e negativo para as atitudes do animal, permitindo que ele entenda quando está fazendo as ações certas e quando está errando.