João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 31.68ºC
IBOVESPA 121374.05
Euro 5.7611
Dólar 5.3009
Peso 0.0059
Yuan 0.7314
5 Dicas valiosas para comprar material escolar online de forma segura
31/07/2023 / 11:12
Compartilhe:

Comprar material escolar online pode ser uma opção conveniente e econômica, mas é importante tomar medidas para garantir que você está comprando de forma segura e protegendo seus dados pessoais. 

 

A seguir iremos te mostrar informações úteis para evitar golpes e conseguir realizar suas compras da melhor maneira possível.

1.Escolha lojas confiáveis

Ao comprar material escolar online, é importante escolher lojas confiáveis para garantir que você está comprando itens de qualidade e protegendo suas informações pessoais e financeiras. 

 

Verifique se a loja possui um endereço físico e informações de contato, como um número de telefone ou e-mail. Isso pode ajudá-lo a se comunicar com eles caso tenha algum problema com sua compra.

 

Certifique-se de que o endereço do site começa com “https” e não apenas “http”. O “s” significa que o site usa uma conexão segura. Você também pode procurar pelo símbolo de um cadeado na barra de endereço.

 

Confira as políticas da loja, incluindo a de devolução e troca, garantia e privacidade. Com isso você tem mais garantias de proteção de suas informações pessoais e financeiras.

2. Passar o CPF em lojas e sites de compras é seguro? 

Na maioria das vezes, é seguro fornecer seu CPF em compras online, especialmente se você estiver comprando nas conhecidas e confiáveis. Além dele ser um documento necessário para a emissão de notas fiscais, o estabelecimento precisa dessa informação para cumprir suas obrigações tributárias.

 

Para garantir ainda mais proteção, não compartilhe informações pessoais desnecessárias, como informações bancárias ou do cartão de crédito sem precisar.

3. Monitore sua conta

É importante monitorar regularmente sua conta bancária e cartões de crédito para detectar qualquer atividade suspeita ou não autorizada. Isso pode ajudar a evitar fraudes e garantir que suas informações financeiras estejam protegidas. Aqui estão algumas dicas para você ficar de olho:

 

  • Verifique suas transações
  • Defina alertas de transação
  • Use serviços de monitoramento de crédito
  • Mantenha suas informações de contato atualizadas
  • Altere suas senhas se necessário

4. Formas seguras de efetuar pagamentos

 

  1. Cartão de crédito virtual – Por possuírem o número do cartão e códigos apenas para aquela operação é mais difícil fraudar ele. Certifique-se de usar os que possuem uma boa política de proteção ao consumidor 
  2. PayPal – Trata-se de um serviço de pagamento online que permite que você faça compras sem compartilhar suas informações financeiras com o vendedor.
  3. Transferência bancária eletrônica: Elas podem ser uma opção segura contando com duas opções – TED e DOC. Averigue que a transação seja realizada de forma segura e criptografada antes de enviar qualquer informação financeira.
  4. Pagamento na entrega – Você só pagará pelo produto quando ele estiver em suas mãos. É uma forma segura de pagamento que protege o comprador de possíveis fraudes

5. Fique de olho nos links para pagamentos online

Em geral, é importante ter cautela ao clicar em links para pagamento online, especialmente se você não conhece o remetente ou se a mensagem parecer suspeita. É possível que esses links sejam fraudulentos e levem você a um site falso que pode roubar suas informações financeiras.

 

Em primeiro lugar é muito importante verificar se a mensagem é legítima e se você conhece o remetente. Lembre-se de que criminosos podem usar nomes de empresas ou indivíduos conhecidos para enganar.

 

Como citado anteriormente, fique de olho no endereço do site e no método de pagamento. E para garantir, se você receber um link suspeito, não clique nele. Em vez disso, abra o site da empresa em uma nova guia do navegador e verifique se há informações sobre a mensagem recebida

 

Com esses passos você pode garantir que seus materiais sejam comprados sem correr o risco de passar por situações como estas. Gostou do conteúdo? Compartilhe esse post com quem também precisa saber dessas dicas!.