O Google Maps sempre foi uma ferramenta utilizada para garantir informações e as melhores rotas entre um ponto de localização e outro. Com os avanços da tecnologia, os recursos estão ficando cada vez mais personalizados. Durante o evento Google I/O 2021, o principal para desenvolvedores do Google, foram apresentados cinco novos recursos da plataforma que usam inteligência artificial para facilitar a vida dos usuários. Confira:
Imagine estar visitando uma nova cidade, abrir o Google Maps e dar de cara com indicações de pontos turísticos baseados nos seus gostos pessoais. Isso já está se tornando possível. O aplicativo vai aprendendo, de acordo com suas rotas e atividades frequentes, se você prefere restaurantes ou bares, cinemas ou teatros, zoológico ou praia, por exemplo.
O objetivo é fornecer conteúdo personalizado, com mais objetividade e menos informação desnecessária.
A plataforma está fornecendo detalhes cada vez mais diversos nos mapas. Será possível ver faixas de pedestres, semáforos, calçadas, locais com acessibilidade, entre outros. Esta função, inclusive, é uma aposta para facilitar a vida de pessoas com deficiência, que poderão ter uma noção exata de como é o lugar para o qual estejam se dirigindo.
O recurso já está disponível em algumas cidades e deve chegar a mais 50 até o fim do ano, incluindo São Paulo.
Dos novos recursos este é o único voltado exclusivamente para os motoristas. Eles poderão identificar as rotas com menos probabilidade de acidentes e freadas bruscas, criando um trânsito mais saudável para pedestres e condutores de veículos.
Também será possível obter informações sobre caminhos mais curtos, gastando menos combustível e fortalecendo a sustentabilidade.
Hoje em dia já é possível ver a quantidade de gente em locais específicos, mas com a ajuda de inteligência artificial, assim que o usuário abrir o aplicativo poderá conferir a movimentação de pessoas de forma geral no mapa.
Em tempos de pandemia, a tecnologia permitirá que pessoas evitem pontos de aglomeração excessiva ou, quando tudo passar, encontrar as baladas e shows que estão bombando nas proximidades.
Nessa função, o que a sua câmera enxerga será mesclado com informações fornecidas por negócio e cidades. O modo de realidade aumentada vai passar a funcionar em ambientes fechados como shoppings e estações de trem, mas inicialmente apenas em Tóquio e Zurique. Nessa função, horários de funcionamento de estabelecimentos e atrações turísticas serão exibidas, garantindo agilidade e funcionalidade.
As informações são do Tilt Uol