João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.17ºC
IBOVESPA 130308.73
Euro 6.1135
Dólar 5.6583
Peso 0.0057
Yuan 0.7921
5 personalidades femininas brasileiras que ganharam sua versão Barbie
28/03/2023 / 13:07
Compartilhe:

Sem sombra de dúvidas, 2023 foi o ano para tirar do armário (ou lotar o armário de) peças cor-de-rosa. O lançamento do filme “Barbie” trouxe à tona o universo não apenas da sua protagonista, mas das demais bonecas representadas em diferentes tons de pele, profissões, personalidades e, claro, sonhos. 

Para além das polêmicas que deram ainda mais visibilidade ao filme, muito se falou sobre a diversidade de “Barbies” presentes na obra. Afinal de contas, a boneca famosa no mundo todo sempre recebeu críticas por se manter em um padrão de pele branca, corpo esguio e identidade cisgênera. 

Ao longo da história, muitas personalidades da mídia tiveram seus nomes homenageados em edições limitadas, ou até mesmo exclusivas, da Barbie. Alguns exemplos são a atriz Audrey Hepburn, a cantora Jennifer Lopez e ninguém menos que a cantora Cher. 

Os motivos da homenagem são os mais diversos, considerando a importância dessas figuras para a cultura pop e, claro, sua representatividade como mulheres na indústria. No Brasil, várias personalidades já ganharam sua própria Barbie, provando que as mulheres podem, sim, ocupar muitos espaços, assim como a boneca de muitas profissões, independente das suas origens.

  1. Iza (cantora)

Lançada em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Barbie da cantora Iza foi revelada em 2022. Em nota, a Mattel, empresa criadora e detentora dos direitos da boneca até hoje, justificou a escolha por Iza ser referência artística para meninos e meninas ao redor do mundo. 

Além dos traços físicos bastante inspirados na cantora, a “Barbie Iza” exibe penteado usado na vida real, look composto de blazer, assinado com o nome da artista como um logo, e par de botas over the knee. Também em nota, Iza disse ter ficado feliz com a escolha, já que sempre foi fã da boneca, mesmo com pouca identificação, em relação ao tom de pele.

  1. Jaqueline Goes (cientista)

Em 2021, a Mattel lançou uma linha limitada da Barbie, denominada ”Mulheres Inspiradoras”. O tema fez referência às inúmeras mulheres que tiveram papel de destaque em relação ao combate à pandemia da covid-19. Entre as homenageadas, a biomédica Jaqueline Goés de Jesus teve sua própria boneca, por integrar os estudos na América Latina, que resultaram no primeiro sequenciamento genético do coronavírus.

  1. Doani Emanuela Bertain (professora)

Com um canal no YouTube voltado para educar alunos surdos e com déficit de atenção, a professora Doani foi homenageada pela Mattel em 2022. Na coleção, as Barbies foram inspiradas em mulheres consideradas ícones femininos, incentivando crianças ao redor do mundo a se motivarem em relação às profissões das bonecas lançadas.

  1. Maya Gabeira (surfista)

Se hoje temos atletas com destaque mundial, como Rayssa Leal, é porque nomes como Maya Gabeira abriram espaço em esportes tipicamente masculinos, como surfe. Em 2019, a surfista bateu o recorde de maior onda surfada por uma mulher, resultando na criação de sua própria Barbie surfista.

A Barbie Maya tem cabelos dourados, típicos de quem vive para pegar ondas no mar, e um traje de banho colorido, com tons de rosa e vermelho. Claro, não poderia faltar a prancha, desenhada nas mesmas cores da roupa e o bronzeado na pele da boneca.

  1. Brunete Fraccaroli (socialite)

Conhecida por sua participação no reality show “Mulheres Ricas”, a socialite Brunete possui uma coleção de mais de 500 Barbies, muitas delas de edições limitadas. O amor por esse universo fez com que a Mattel fizesse uma versão da boneca inspirada na arquiteta, adornada com um longo vestido azul e joias bem parecidas com os itens da coleção pessoal de Brunete.