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5 vantagens de diversificar os meios de pagamento do seu negócio
02/06/2023 / 15:22
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Entenda por que é importante oferecer diferentes meios de pagamento no seu negócio

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, os gestores precisam investir nas melhores práticas de gestão. Assim, quando o assunto envolve meios de pagamento, não basta ter uma boa maquininha que imprime comprovante, você deve apostar também na diversidade dos meios de pagamento oferecidos aos seus clientes.

Isso significa ir além do cartão de crédito e débito, uma vez que, dependendo do modelo do seu negócio, vale a pena considerar a possibilidade de oferecer outros meios de pagamento, como boleto bancário e/ou Pix, por exemplo. As vantagens dessa prática são muitas. Confira!  

1. Ampliação da carteira de clientes

A primeira grande vantagem observada pelas empresas que diversificam os meios de pagamento é a oportunidade de ampliação da carteira de clientes.

Com mais opções de pagamento, é natural que você consiga atingir um público maior, e isso traz como consequência o aumento das vendas. 

Se você experimenta uma atividade na qual existe um alto grau de competitividade, a possibilidade de ampliar a carteira de clientes deve ser aproveitada ao máximo. Por isso, diversifique os meios de pagamento do seu negócio para ver a sua carteira de vendas crescer.

2. Aumento do faturamento

Com a oportunidade de ampliar a carteira de clientes, a diversificação dos meios de pagamento vai favorecer o aumento das vendas.

É uma lógica simples: a decisão de compra do cliente está atrelada aos tipos de pagamento oferecidos — se você aceitar o tipo de pagamento que ele pode fazer, maiores são as chances de fechar a venda.

Com modalidades de pagamento que atendem a quantidades maiores de clientes, a tendência é que a empresa venda mais e, consequentemente, isso amplia o faturamento do seu negócio.

3.Redução das desistências 

Outro benefício da diversificação dos meios de pagamento é a redução das desistências. Em compras online, isso é muito comum. O consumidor navega pelo e-commerce, coloca os produtos no carrinho e na hora de concluir a compra percebe que os meios de pagamento disponíveis não contemplam suas necessidades.

Nesse caso, ocorre uma desistência da compra, o que causa uma perda de venda para o negócio. Nas lojas físicas, isso também acontece com frequência. Por essa razão, a diversificação favorece a redução das desistências, bem como a ampliação das vendas. 

4. Diminuição das reclamações

Coloque-se na posição de consumidor: imagine que você passou uma hora navegando em um site ou provando roupas em uma loja e, ao chegar no caixa para fazer o pagamento, você foi informado de que a bandeira do seu cartão de crédito não é aceita ou que a empresa só aceita pagamentos em dinheiro.

Isso pode gerar uma frustração imensa nos consumidores e é um dos grandes motivos para abertura de reclamações em Serviços de Assistência ao Consumidor (SAC).

Nesse sentido, oferecer diferentes formas de pagamento diminui as chances de que esse tipo de problema aconteça, promovendo a melhor experiência ao cliente.

5. Favorece a fidelização

Por fim, uma empresa que aposta em boas práticas de gestão, incluindo a diversificação dos meios de pagamento, contribui para a fidelização dos clientes.

Sabemos que a fidelização é uma prática importante no contexto do mercado, especialmente em razão da alta competitividade. Com clientes fidelizados, você tem a oportunidade de manter a saúde financeira do negócio e investir no desenvolvimento de novos produtos e serviços. 

Portanto, oferecer meios de pagamento variados é indispensável para as empresas que desejam manter boas práticas comerciais. Quanto mais aberto e dinâmico for o seu negócio, maiores serão as oportunidades de fechamento de novas vendas.