Conhecida como uma plataforma de vídeos curtos, o Tik Tok recentemente superou o YouTube em número de visualizações nos Estados Unidos e Reino Unido, segundo estudo da consultoria internacional App Annie. Isso demonstra o sucesso estrondoso que a plataforma vem conquistando.
Segundo a especialista em influência digital e estrategista em mídias digitais, Aline Bak, uma das razões do sucesso do aplicativo chinês se dá pela sua evolução constante desde a sua criação, em 2014, quando ainda se chamava Musical.ly. “Em 2018 que passamos a conhecê-lo pelo seu nome atual, quando a empresa ByteDance comprou a plataforma; desde então, o crescimento do Tik Tok vem revolucionando a forma de se consumir conteúdo online”, explica Aline.
A especialista lembra que o Tik Tok é hoje o aplicativo mais baixado do mundo. E acrescenta que em 2020, o faturamento da empresa mais que dobrou, chegando a 34,2 bilhões de dólares. “O Tik Tok definitivamente mostrou para o que veio, não é modinha; ele chegou para ficar”, diz Aline.
”E esse sucesso do Tik Tok provocou alterações nas outras mídias sociais, que acordaram para a grande tendência dos vídeos curtos. Incomodados com o sucesso do Tik Tok, o Instagram lançou o Reels e o Youtube, o Shorts”, conta.
“É um conteúdo fácil de fazer em casa, rápido, direto e divertido, por isso caiu no gosto dos brasileiros”, explica Aline. “Essa é uma fórmula que deu certo, e é um dos motivos de seu rápido crescimento”, destaca ela.
A especialista ressalta que, com a pandemia do coronavírus, o app ganhou muitos adeptos e teve seu crescimento acelerado. “Com a entrada de várias celebridades na plataforma, o Tik Tok conseguiu alcançar ainda mais popularidade. “Uma vez que sua origem remete ao extinto Musical.ly, a influência musical está fortemente presente no Tik Tok atualmente, sendo este um dos de seus diferenciais”, conta Aline.
Para empresas e criadores de conteúdo que almejam começar a monetizar, Bak reforça que o Tik Tok é hoje uma rede cheia de oportunidades. “Como toda plataforma, ela atrai no início um público mais jovem e depois vai amadurecendo e atingindo perfis de pessoas mais velhas”, explica Aline.
Além disso, Aline explica que o engajamento na plataforma chinesa é muito mais eficiente do que em outras plataformas, por exemplo. “A quantidade de entregas do Tik Tok supera em quatro vezes a do instagram”, afirma ela. “Com isso, o criador de conteúdo consegue impactar muito mais gente e atrair seguidores com mais facilidade para seus vídeos”, conta ela.
“Sobre os conteúdos mais assertivos para atrair seguidores: música, humor, beleza e culinária são carros-chefes do Tik Tok”, explica Aline.
Confira abaixo dicas importantes dadas pela especialista para quem quer bombar no aplicativo: