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6 ideias para tornar o restaurante interativo e atrair clientes
26/01/2023 / 13:50
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Muito mais que cardápio com QR Code: entenda os benefícios do autoatendimento e mais possibilidades de usar a tecnologia como diferencial no seu negócio

Como parte das adaptações sanitárias necessárias durante a pandemia, muitos restaurantes passaram a usar QR Codes para disponibilizar seus cardápios e é bem provável que alguém já tenha achado esse o auge da tecnologia. Mas, na verdade, isso é só o começo, digamos que a ideia inicial. Além disso, há muitas possibilidades.

No exemplo acima, pelo menos na maioria dos casos, a experiência não é interativa. O cliente apenas visualiza o cardápio e precisa chamar o garçom para fazer o pedido. Por costume, é preciso usar o próprio smartphone, que não está integrado com nenhum sistema da casa.

Outras ideias, porém, tem feito sucesso entre os clientes e podem ser implementadas no seu restaurante como um diferencial. Uma delas é criar um cardápio digital interativo, no qual os próprios clientes registram seus pedidos, como em um autoatendimento. Essa é outra ideia, sobre a qual vamos falar mais a seguir.

Funciona assim: você disponibiliza uma máquina de autoatendimento, tablet, smartphone ou outro dispositivo (já existem até mesas adaptadas para serem interativas!) por meio do qual o cliente não só visualiza o cardápio e os preços, como também pode fazer combinações e pedir. Aí é só esperar o pedido chegar.

Muito mais que autoatendimento

Um cardápio interativo tem como principal objetivo agilizar os atendimentos, visto que os clientes não precisam esperar o garçom vir na mesa para pedir. Mas, essa é só uma das possibilidades. Em alguns restaurantes, já é possível escolher até mesmo a toalha de mesa e o pronome pelo qual quer ser tratado.

Com boas fotos e sugestões de combinações feitas pelo chef do seu restaurante, um cardápio interativo também pode despertar os sentidos e fazer com que os clientes peçam mais. O algoritmo pode ser treinado para, por exemplo, sugerir na tela, uma bebida que combina com aquele prato que a pessoa está escolhendo.

É importante que o seu sistema permita que o cliente faça pequenas alterações, como acrescentar ou retirar ingredientes. Caso contrário, seus garçons podem ter que ser solicitados muito mais vezes que o ideal para que o investimento valha a pena.

Uma terceira possibilidade de tecnologia interativa para melhorar a experiência de quem frequenta o seu restaurante é a lista de espera online. É um sistema simples, mas que vai contando para o cliente, muitas vezes em seu próprio celular, qual é a posição em que ele está na fila e o tempo de espera.

Em alguns restaurantes, principalmente fora do Brasil, já existem sistemas em que é possível jogar minigames nos dispositivos ou na mesa interativa enquanto espera a comida. Essa é uma quarta ideia, que pode ser usada para estimular o consumo, com jogos de competição entre quem está na mesa, por exemplo.

Você já está impressionado, não é mesmo? Mas as possibilidades não param por aí. Uma quinta ideia é tornar o autoatendimento ainda mais completo, possibilitando que o cliente peça a conta e até pague pelo próprio sistema que está usando na mesa.

A ideia não é dispensar os garçons, afinal, clientes que amam tecnologia também querem uma experiência diferenciada. Mas, em todas essas ideias, os garçons seriam acionados pelo menu interativo, aparecendo “magicamente” na mesa já com a demanda do cliente em mãos.

Para finalizar, vamos te apresentar uma sexta possibilidade que é simples, mas ainda pouco praticada. O seu sistema interativo pode ser um aplicativo, por meio do qual o cliente que vai ao restaurante antecipe a demanda, já fazendo o primeiro pedido ou entrando na fila de espera, por exemplo.

Como a maioria dos estabelecimentos no Brasil ainda está na época do QR Code, quem implementar esse tipo de inovação vai sair na frente e se destacar da concorrência. Conhecer as possibilidades é o primeiro passo e só de ler esse texto você já melhorou suas perspectivas.